Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo
Conselho de Administração do CHS apresenta resultados de 2022 e orientações estratégicas para 2023
O Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Setúbal, E.P.E. (CHS) apresentou os dados de acompanhamento da produção do 3º trimestre de 2022 e as orientações da tutela para a negociação do Contrato Programa e Plano Atividades e Orçamento de 2023.
Foi enaltecido o trabalho desenvolvido pelos profissionais do CHS, porquanto tem constituído fator preponderante para o crescimento da atividade assistencial verificada no presente em todas as principais linhas de atividade.
O Centro Hospitalar realizou, entre janeiro e setembro de 2022, 194.018 consultas médicas, o que representa um crescimento de 9,7% face ao ano anterior. No que respeita às primeiras consultas foram realizadas 60.026, mais 13,7% comparativamente ao período homólogo.
Relativamente à atividade cirúrgica, constatou-se também um crescimento muito expressivo desta atividade. Até setembro do presente ano foram realizadas mais 28% de cirurgias comparativamente a 2021, contabilizando-se a realização de 11.260 cirurgias.
Foi ainda constatado o crescimento do número de doentes tratados em regime de internamento, estimando-se 14.735 doentes no final de 2022, mais 14,6 % em comparação com o ano de 2021.
No que respeita aos atendimentos efetuados no Serviço de Urgência estima-se que até final do ano possam vir a realizar-se 136.036 observações, atividade esta que se aproxima já dos valores pré-pandémicos verificados no Centro Hospitalar.
No que concerne à atividade desenvolvida em regime de Hospital de Dia, estipula-se que o CHS realizará até final deste ano 54.777 sessões, incremento que traduz um crescimento de atividade relativamente a 2021 na ordem dos 12,3%.
Nesta sessão foram comunicadas ainda orientações referentes à contratualização interna e externa para o ano de 2023. Foi reforçada a necessidade de melhorar a acessibilidade dos utentes no que diz respeito à primeira consulta hospitalar e à realização de cirurgias.
No final da sessão, Pedro Lopes, Presidente do CA agradeceu a dedicação e empenho dos profissionais que contribuíram para estes resultados e reforçou a necessidade de envolvimento de todos, para que o excelente trabalho desenvolvido possa continuar a ser potenciado em prol da satisfação das necessidades de saúde da população.
