Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo
Cibersegurança centra atenções em sessão do Programa de Conhecimento e Desenvolvimento Sustentável
O foyer do Teatro Nacional de S. Carlos, em Lisboa, recebeu, a 2 de junho 2022, a mais recente sessão da 3ª Edição do Programa de Conhecimento e Desenvolvimento Sustentável. “Segurança da Informação” foi o tema em destaque, tendo como oradores os especialistas em cibersegurança Rogério Bravo, da Polícia Judiciária e Paulo Dias, da Autoridade Marítima Nacional.
O facto de o tema estar na ordem do dia e a beleza do local do evento foram dois fatores que, a priori, levaram altos dirigentes da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e vários colaboradores da instituição a aderir a esta iniciativa. Em complemento, as comunicações apresentadas e a interação dos oradores com os convidados foram elementos-chave para uma manhã profícua em reflexão.
De acordo com Rogério Bravo, as questões da segurança da informação devem ser sempre analisadas tendo por base três vertentes: a tecnologia, as pessoas e os processos. O ideal é encontrar o equilíbrio entre si, investindo em tecnologia, adaptando processos e apostando na capacitação das pessoas. Tudo para que se possa prevenir ou melhor combater os efeitos dos ataques informáticos, defendeu.
Por sua vez, Paulo Dias incidiu a sua comunicação sobre a segurança da informação no uso de telemóveis. E alertou que, não obstante a comodidade, é preciso não esquecer que estes dispositivos não são meros telefones – ao invés, eles interligam-se com várias aplicações e outros dispositivos, reunindo informação sobre o nosso dia-a-dia.
Os dois especialistas transmitiram alguns conselhos úteis não só para manter a salvo informação importante e pessoal, como também para evitar que sejamos a porta de entrada para um ataque institucional. Não partilhar passwords, pensar duas vezes antes de clicar em links ou anexos de correio eletrónico, não utilizar passwords ou emails profissionais nas redes sociais são disso exemplo.
Como é habitual nestas sessões, as palavras de boas-vindas Ana Paula Harfouche, coordenadora do Programa de Conhecimento e Desenvolvimento Sustentável. A nota de encerramento estive a cargo de Luís Pisco, Presidente da ARSLVT.
