Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo
CHULC estreia cirurgia robótica ginecológica no SNS
O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) estreia terça-feira, 18 de outubro, a cirurgia robótica ginecológica no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Depois da jornada inaugural, as intervenções, que se realizam no Bloco Operatório do Hospital de Curry Cabral, passam a ocorrer ao sábado.
A implementação deste tipo de abordagem cirúrgica vem no seguimento do projeto de diferenciação estabelecido pelo Serviço de Ginecologia do CHULC-Maternidade dr. Alfredo da Costa, estando certificadas para o efeito Paula Ambrósio, cirurgiã de consola, e Filipa Alpendre, ajudante.
Jordi Ponce, chefe do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Universitário de Bellvitge, de Barcelona, é o proctor (supervisor) designado e estará presente nas duas cirurgias inaugurais programadas.
A esta primeira fase do projeto, destinada à cirurgia ginecologia oncológica, seguir-se-ão as cirurgias no âmbito da uroginecologia e da endometriose.
O responsável da Área de Ginecologia e Obstetrícia do CHULC, Ricardo Mira, mostra-se “convicto de que este é um passo essencial no percurso da nossa diferenciação enquanto prestadores de cuidados de excelência na área da saúde da mulher”.
O CHULC é a primeira unidade do SNS a oferecer cirurgia robótica. Neste momento, além da Ginecologia, as especialidades que recorrem a este equipamento inovador são: Urologia, Cirurgia Torácica, Tratamento Cirúrgico da Obesidade, Patologias Colorretal e Hepato-bilio-pancreáticas.
