Banner do evento
Boas festas 2023
Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

CS Fora de Horas
Atendimento Complementar na Doença Aguda

Centros de Saúde Fora de Horas

Banner sites_SNS_44 ANOS_Portal SNS
banner-standard_1140-x-360_gripe 2023_6
Postal 2023_a

CHBM assinala “Outubro Rosa” com várias iniciativas

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) associa-se às comemorações do “Outubro Rosa”, mês internacional da luta contra o cancro da mama, através da realização de inúmeras iniciativas, organizadas pela Unidade de Senologia do CHBM.

O primeiro momento acontece no dia 1 de outubro às 9h00 no Parque da Cidade – Barreiro, onde vão decorrer diversas iniciativas, e terminam no dia 28 de outubro às 10h00 na Galeria Municipal do Montijo. No dia 21 de outubro pelas 10h00 há mais iniciativas para acompanhar de perto no Parque Catarina Eufémia – Barreiro. E, entre os dias 16 e 27 de outubro, não pode perder uma exposição no Hospital do Barreiro composta por trabalhos realizados por utentes seguidos na Unidade de Senologia e fotografias captadas pelos profissionais do serviço.

Com estas iniciativas, “pretendemos divulgar o trabalho desenvolvido pela Unidade de Senologia nas suas diversas vertentes – envolvendo o Bloco Operatório, o Internamento e a Consulta Externa – e sensibilizar para a temática do cancro da mama junto da população”, destaca a Responsável da Unidade de Senologia, Dra. Lurdes Ramalho.

A Unidade de Senologia do CHBM, que é reconhecida desde 2018 como Centro de Referência pela Breast Centres Network, dedica-se ao diagnóstico e tratamento cirúrgico da doença mamária, com especial enfoque no cancro da mama, desenvolvendo a sua atividade através das seguintes áreas: Consulta Externa, Hospital de Dia, Internamento, Atividade Cirúrgica e Reuniões Multidisciplinares. Em 2022 realizou 4.424 consultas médicas, incluindo as consultas multidisciplinares; 553 consultas de enfermagem; 2.046 sessões de Hospital de Dia; operou 258 doentes (60 dos quais em ambulatório) e registou o internamento de 218 doentes.

Sabia que o movimento conhecido por “Outubro Rosa” nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama? “Desde então, por todo o mundo, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área”, lê-se no site da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

 

Fonte: CHBM

Banner do evento
Voltar
RSE - Area Cidadão