Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

COVID-19
covid-19

Saiba mais sobre Centros de Vacinação, Centros de Teste, Voluntariado, entre outros

Cerimónia de entrega das Bolsas de Investigação Clínica em Oncologia nos CSP

O Auditório de Sete Rios, do ACES Lisboa Norte foi o palco escolhido para a realização da cerimónia de entrega das Bolsas de Investigação Clínica em Oncologia nos Cuidados de Saúde Primários.

Esta foi uma iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) em que foram entregues 6 Bolsas de Investigação Clínica em Oncologia nos Cuidados de Saúde Primários.

As 6 Bolsas agora entregues irão permitir às respetivas equipas desenvolver, em Portugal, projetos de investigação na área da prevenção do cancro em Cuidados de Saúde Primários (CSP).

Estes projetos serão direcionados para áreas tão diversas como a promoção da saúde e prevenção primária da doença, nomeadamente através da promoção e educação para estilos de vida saudáveis; promoção da saúde prevenção secundária da doença, através da promoção do diagnóstico precoce; diminuição da mortalidade e da morbilidade por cancro e melhoria da qualidade de vida e dos cuidados prestados aos doentes.

 

Dos 6 projetos vencedores, 4 são de unidades de Saúde da Região de Lisboa e Vale do Tejo:

1º – SumMed – UCSP Alcântara, do ACES Lisboa Ocidental e Oeiras

2º – Keratinocyte Cancer Prevention at Primary Healthcare Centers in Portugal – ACES Arco Ribeirinho, Centro Hospitalar Barreiro Montijo e Universidade de Lisboa

3º – Deteção Precoce do Cancro Cutâneo nos CSP – USF Samora Correia, do ACES Estuário do Tejo

4º – Diagnóstico Precoce do Cancro do Pulmão nas Pessoas acompanhadas na Consulta de Cessação Tabágica em Torres Vedras e Mafra – ACES Oeste Sul

 

Durante a cerimónia houve um momento de debate sobre a Investigação Clínica em Oncologia nos CSP, moderado pelo responsável máximo da ARSLVT, Luís Pisco, onde participaram Clarisse Louro (Colégio da Especialidade de Enfermagem Comunitária da Ordem dos Enfermeiros), Emanuel Gouveia (Programa Nacional para as Doenças Oncológicas), Paulo Santos (Ordem dos Médicos, Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar) e Rodrigo Marques (Ordem dos Médicos, Colégio da Especialidade de Saúde Pública).

Clarisse Louro alertou para a necessidade dos cuidados de saúde prestados serem sempre validados em evidência científica, e por isso, saudou todos os 6 bolseiros pelo trabalho de investigação realizado no âmbito dos CSP, esperando que estes projetos possam ser exemplo de boas práticas na área das doenças oncológicas.

Por sua vez Emanuel Gouveia sublinhou o papel fundamental que os CSP devem ter na investigação em oncologia, evidenciando que deve haver uma melhor articulação e comunicação entre os CSP e os Cuidados Hospitalares, criando plataformas de entendimento e partilha de saber.

Para Paulo Santos a batalha contra o cancro deve passar por uma aposta mais robusta na prevenção ao nível dos CSP por um lado, e por outro numa melhor articulação entre estes e os Cuidados Hospitalares, através de uma melhoria nos processos comunicacionais entre os diferentes níveis de prestadores de cuidados.

 

Rodrigo Marques sublinhou a necessidade de se melhorar os processos organizativos das instituições, promovendo uma melhor articulação e comunicação entre as diferentes estruturas e partilhar mais informação entre todos os intervenientes.

 

O encerramento da cerimónia ficou a cargo de Vitor Rodrigues que, em representação da Liga Portuguesa contra o Cancro, felicitou todos os vencedores e destacou a importância desta iniciativa conjunta LPCC/AICIB.

 

Conheça os 6 projetos vencedores

 

 

Voltar
RSE - Area Cidadão