Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

COVID-19
covid-19

Saiba mais sobre Centros de Vacinação, Centros de Teste, Voluntariado, entre outros

CS Fora de Horas
Atendimento Complementar na Doença Aguda

Centros de Saúde Fora de Horas

Atividade assistencial do CHMT cresce a dois dígitos no primeiro trimestre de 2023

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) conseguiu aumentar o acesso a cuidados de saúde da população.

Nos três primeiros meses do ano a instituição registou um crescimento de dois dígitos em quase todos os indicadores assistenciais da sua atividade, muito graças a um esforço sem precedentes de todos os profissionais.

As três unidades hospitalares do CHMT localizadas em Abrantes, Tomar e Torres Novas aumentaram em 11% homólogos os internamentos de doentes em enfermaria nos três primeiros meses do ano. Ao todo, passaram pelas unidades de internamento do CHMT 4341 doentes – mais 476 do que no mesmo período do ano passado.

Noutra frente, a das consultas externas de especialidade, a instituição também conseguiu aumentar a sua atividade. Foram realizadas, em média, 740 consultas por dia útil no CHMT – ou 48.085, no total do trimestre (mais 3060 do que no trimestre homólogo). Há a registar um expressivo crescimento de 12% as primeiras consultas face ao mesmo período do ano passado.

A atividade cirúrgica programada é outra valência que merece destaque na atividade assistencial do CHMT neste primeiro trimestre do ano, com um crescimento médio de 16% nos três primeiros meses de 2023, impulsionado pelo crescimento de 22% da cirurgia em ambulatório. Ao todo, foram realizadas neste período, no CHMT, 2.554 cirurgias, mais 354 do que no trimestre de 2022, o que perfaz uma média de 39 cirurgias por dia útil.

Os Serviços de Urgência do CHMT continuam a bater recordes assistenciais à população do Médio Tejo. Neste trimestre de 2023 foram atendidos 39.060 episódios de urgência – mais 3.871 do que no mesmo período do ano anterior, o que significa um crescimento de 11%. O crescimento mais expressivo ocorre na urgência pediátrica, com uma procura 24% superior ao período homólogo.

Há a registar nos três primeiros meses do ano um crescimento de 15% homólogos de sessões de Hospital de Dia e de Hemodiálise, respetivamente.

O maior crescimento em percentagem deste trimestre é o de 32% relativo à atividade da unidade de Hospitalização domiciliária do CHMT.

Os Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica cresceram em média 6% e o Bloco de Partos é o único indicador que regista uma ligeira retração, de menos sete partos face ao igual período do ano anterior, devido ao encerramento quinzenal rotativo de maternidades que está em vigor desde o início do ano, por deliberação da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde.

“Manter o foco nos utentes, ultrapassar quaisquer desafios e alcançar os objetivos a que nos propusemos. Tem sido sempre com foco e com uma equipa de profissionais extraordinária, que o CHMT tem conseguido superar-se, para fazer mais e melhor pelos seus utentes”, diz Casimiro Ramos, Presidente do Conselho de Administração do CHMT.  “Esta trajetória do primeiro trimestre deixa-nos confiantes, mas não vamos abrandar – a comunidade precisa de Saúde, e temos de garantir mais acesso, mais cuidados, e mais eficácia. Vamos continuar esse caminho”, garante Casimiro Ramos.

 

Fonte: CHMT

Voltar
RSE - Area Cidadão