Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo
Artista da OficINa- Arte Bruta Inclusiva do HDS expõe obras no Porto
Exposição «Portreto de La Animo Art Brut etc», patente no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto.
Tomás Vieira, artista da OficINa – Arte Bruta Inclusiva, integrada no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Distrital de Santarém (HDS), é autor de duas peças da Exposição «Portreto de La Animo Art Brut etc».
Este marco importante para OficINa – Arte Bruta Inclusiva foi assinalado com a visita à exposição por um grupo de utentes do projeto, que teve lugar na passada terça-feira, 29 de agosto, no qual se incluiu o artista Tomás Vieira.
A mostra é composta por peças selecionadas da Coleção Treger Saint Silvestre que se relacionam com processos de autorrepresentação e que foram produzidas, maioritariamente, em contextos de doença.
A OficINa – Arte Bruta Inclusiva tem por objetivo apostar na reabilitação de pessoas com doença mental grave, mobilizando a arte como ferramenta terapêutica. Pintura, costura ou restauro de móveis são algumas das atividades desenvolvidas neste espaço.
De acordo com o curador António Saint Silvestre, a exposição “Portreto de La Animo Art Brut etc”, é considerada “a maior mostra de Arte Bruta alguma vez realizada na Península Ibérica”.
O transporte dos utentes da OficINa – Arte Bruta Inclusiva contou com o apoio da Câmara Municipal de Santarém.
Fonte: HDS
