Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

COVID-19
covid-19

Saiba mais sobre Centros de Vacinação, Centros de Teste, Voluntariado, entre outros

CS Fora de Horas
Atendimento Complementar na Doença Aguda

Centros de Saúde Fora de Horas

ARSLVT parceira em estudo de caracterização de águas residuais hospitalares

Iniciativa vai permitir o estabelecimento de sistemas de vigilância ambiental e epidemiológica. Resultados serão apresentados em 2024. 

A Águas do Tejo Atlântico (AdTA), em parceria com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Câmara Municipal de Lisboa, EPAL, Instituto Superior Técnico, Direção-Geral de Saúde, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, assinou um protocolo para a caracterização das águas residuais hospitalares afluentes às ETAR/Fábricas de Água no Município de Lisboa.

Luís Pisco, Presidente da ARSLVT, assinou o protocolo, sendo que no grupo de trabalho que vai desenvolver este estudo a ARSLVT vai estar representada por Vera Noronha, engenheira ambiental do Departamento de Saúde Pública de Lisboa e Vale do Tejo.

 

   Veja aqui o vídeo AdTA da cerimónia.


Na cerimónia foram ainda formalizados acordos de cooperação com as unidades hospitalares públicas e privadas que vão permitir a realização do estudo.

O lançamento do projeto de caracterização das águas residuais hospitalares constituiu a Ação N.º3 do Plano de Ação para a Gestão das Águas Residuais Industriais na Região da Grande Lisboa e Oeste, o Plano AgIR, apoiado pelo Fundo Ambiental em 4,4 milhões de euros.

O estudo, cujos resultados serão apresentados em 2024, pretende fazer a caracterização dos efluentes hospitalares que afluem às ETAR/Fábricas de Água que irá permitir o estabelecimento de sistemas de vigilância ambiental e epidemiológica, contribuindo para a melhoria da Saúde Pública através do estabelecimento de sistemas de vigilância epidemiológica e tem como mais-valia a otimização do processo de tratamento das águas residuais nas ETAR das unidades hospitalares.

 

Fotos: AdTA

Panorama da cerimónia de assinatura do protocolo
Voltar
RSE - Area Cidadão