Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo
ARSLVT formaliza participação no Fast Track Cities Sintra
Vice-presidente da ARSLVT destacou o trabalho conjunto de entidades de vários setores, “em prol das populações que todos nós servimos”.
Laura Silveira, Vice-presidente do Conselho Diretivo, representou a ARSLVT na assinatura do consórcio que vai operacionalizar o Fast Track Cities Sintra. A cerimónia decorreu a 7 de novembro, no Auditório do Palácio Nacional de Queluz.
Na sessão em que a Câmara Municipal de Sintra, representada pelo Vereador Eduardo Quinta Nova (entre outros), apresentou o I Plano Estratégico 2023-2025 no âmbito do Fast Track Cities (FCT) Sintra, a assinatura do consórcio foi o “ponto alto” do evento.
Na primeira intervenção da tarde, a Vice-presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) salientou que Sintra foi um dos primeiros municípios portugueses que assinaram a Declaração de Paris, a qual contempla o projeto FCT.
Segundo Laura Silveira, “a cerimónia de hoje representa uma nova fase do trabalho de ‘bastidores’ desenvolvido até agora” pelos vários parceiros. A oradora recordou que o FCT torna as cidades em elementos mobilizadores de vontades para melhor combater o VIH, as hepatites virais e a tuberculose. E salientou que as metas nacionais “têm um propósito internacional” de, até 2030, conseguir:
- diagnosticar 95% das pessoas que vivem com VIH;
- tratar 95% das pessoas diagnosticadas;
- e ter 95% das pessoas em tratamento com uma carga viral indetetável.
A responsável também destacou o trabalho conjunto de entidades dos setores público, social, privado; da Saúde e do setor Social, “em prol das populações que todos nós servimos”.
*
Recorde-se que este consórcio é constituído pelo Município de Sintra, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Direção-Geral de Saúde, Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, Escola Nacional de Saúde Pública, Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Associação Nacional de Farmácias, Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Social e da Saúde, Associação Humanitária de Saúde e Apoio Social, AbbVie, Gilead Sciences Portugal, Equipa de Tratamentos de Agualva, CLAS, e ViiV Healthcare.
*Foto: Câmara Municipal de Sintra
