Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo
ARSLVT é a Região com mais quiosques ligados a SClínico
Lisboa e Vale do Tejo é a Administração Regional de Saúde (ARSLVT) do País com maior número de quiosques conectados ao SClínico, o que automatiza a chegada e a chamada do utente para a consulta com o enfermeiro ou médico de família. Para já são 248 quiosques em toda a Região que facilitam o acesso e o circuito dos utentes nas unidades de saúde.
Nas primeiras 21 semanas de 2022 foram emitidas 3.715.142 senhas nos 248 quiosques existentes em várias unidades dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da ARSLVT. Por dia, a média de utilização é de 150 senhas por equipamento no total dos 15 ACES, o que evidencia uma boa adesão dos utentes a esta modalidade digital.
Este sistema de atendimento tem como principal objetivo facilitar o acesso aos serviços das unidades de saúde – uma vez que, graças à interoperacionalidade com o SClínico – o quiosque permite fazer check-in para consultas, tratamentos ou vacinação já agendados, mas também pedidos de receituário, declarações de presença e marcação de consultas, entre outros.
Ao automatizar a chegada do utente à unidade de saúde e assim reduzir etapas de contacto, este sistema contribui para melhorar o acesso. Ao utente com atendimento agendado basta fazer a leitura do Cartão do Cidadão no quiosque, retirar a senha e aguardar a chamada direta para a consulta. No final, também pode recorrer ao quiosque para a emissão da declaração de presença. Ao tornar o atendimento mais fluido, este sistema de atendimento também pode ajudar a reduzir a concentração de pessoas na sala de espera dos centros de saúde.
Outras das mais-valias dos quiosques traduz-se no aumento da disponibilidade do secretariado clínico das unidades de saúde para outras tarefas, como o atendimento telefónico, resolução administrativa de situações complexas/específicas ou apoio à coordenação.
A maioria dos quiosques (157) foram instalados durante o ano passado, o que representou um investimento de cerca de 848.000 € por parte da ARSLVT.
Recorde-se que estes quiosques possuem ligação aos ecrãs informativos das unidades de saúde que, além da gestão de senhas/chamada de utentes, também veiculam mensagens de literacia em saúde e informações sobre o funcionamento dos serviços.
