Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

COVID-19
covid-19

Saiba mais sobre Centros de Vacinação, Centros de Teste, Voluntariado, entre outros

CS Fora de Horas
Atendimento Complementar na Doença Aguda

Centros de Saúde Fora de Horas

Alimentação da mulher e da criança em destaque no CHBM

 

 

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) recebeu, no passado dia 4 de novembro, mais uma edição das Manhãs de Trabalho da UCF Arco Ribeirinho, uma iniciativa dos Serviços de Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia em conjunto com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Arco Ribeirinho. Este ano teve como tema “Alimentação na saúde da Mulher e da Criança – Novas Perspetivas”.

Este encontro tem como objetivo a melhoria da articulação entre a prestação de cuidados de saúde primários e cuidados hospitalares no âmbito da saúde da mulher e da criança, disponibilizando informação científica sobre vários temas, protocolos de atuação clínica e discussão de assuntos pertinentes.

Ao longo da manhã foram abordados vários temas centrados na nutrição e no peso, do seu impacto em várias patologias ginecológicas e obstétricas, bem como na saúde da criança, com destaque para a problemática das dietas alternativas e eventual necessidade de suplementação.

De acordo com a Comissão Organizadora, “na área ginecológica foram focadas várias patologias impactadas pelo peso da mulher, desde a amenorreia no baixo peso até ao aumento de risco oncológico presente nas mulheres obesas; enquanto na obstetrícia foi abordada a normal evolução ponderal de acordo com o peso pré-gestacional e a importância do peso na saúde da mulher grávida e no desenvolvimento do feto/recém-nascido”. Já na área da pediatria foi destacada a importância da diversificação alimentar, “com a divulgação de um folheto informativo, bem como abordados vários temas atuais como o impacto das dietas restritivas e as perturbações do comportamento alimentar”, acrescenta a Comissão Organizadora.

Esta Manhã de Trabalho contou com a presença de cerca de 80 participantes, entre vários profissionais de saúde do CHBM e do ACES Arco Ribeirinho.

 

Mesa com preletoras das Manhãs de Trabalho da UCF Arco Ribeirinho
Voltar
RSE - Area Cidadão