Banner do evento
Boas festas 2023
Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

CS Fora de Horas
Atendimento Complementar na Doença Aguda

Centros de Saúde Fora de Horas

Banner sites_SNS_44 ANOS_Portal SNS
banner-standard_1140-x-360_gripe 2023_6
Postal 2023_a

ACES Cascais inaugura Unidade de Medicina do Viajante

É em S. João do Estoril que, desde o início do mês, está a funcionar a Unidade de Medicina do Viajante de Cascais.

Assim, além da consulta iniciada em 2021, quem reside ou trabalha no concelho de Cascais pode agora recorrer ao Posto de Vacinação Internacional ali criado. A inauguração da unidade ocorreu a 3 de abril de 2023, na presença de Luís Pisco, Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

Desde novembro de 2021 que, altura em que teve início on atendimento a viajantes, já foram efetuadas cerca de 500 consultas.  O posto de vacinação internacional agora criado vem complementar os cuidados prestados pelo SNS no concelho de Cascais a quem viaja e precisa de aconselhamento clínico e de vacinação.

Tanto a consulta como a vacinação devem ser marcadas previamente através do contacto telefónico: 21 464 37 22 ou do email: consultadoviajante.cascais@arslvt.min-saude.pt.

A consulta de Medicina do Viajante realiza-se:

• às 2as feiras das 08h às 18h, às 4as entre as 12h e as 13h e às 6as feiras, das 13h às 17h.

A vacinação internacional funciona:

• às 2as, das 9h às 18h30 e às 6as feiras, das 13h às 16h30.

 

     

 

De acordo com Vítor Pedrosa, responsável pela Unidade de Medicina do Viajante de Cascais, a iniciativa visa atender à multiculturalidade do concelho, mas também a todos aqueles que viajam por razões profissionais ou de lazer e que até agora tinham de se deslocar a Oeiras, Amadora ou a Lisboa para ter acesso à vacinação internacional.

 

 

A iniciativa pertence a um grupo de profissionais do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Cascais. A nova Unidade de Medicina do Viajante funciona no piso térreo do Centro de Saúde de S. João do Estoril, num espaço partilhado com a Saúde Oral e com o Atendimento Complementar.

Além de Luís Pisco, na cerimónia de inauguração também marcaram presença Bárbara Carvalho e Nuno Basílio, Diretora Executiva e Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Cascais, respetivamente. Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais e Carla Semedo, Vereadora da mesma edilidade, participaram em mais uma atividade concretizada na Semana da Saúde do município.

A equipa da Medicina Internacional do ACES Cascais é composta por cinco médicos de família e clínico de Saúde Pública que conciliam as habituais atividades com esta valência. O mesmo acontece com os enfermeiros e secretários clínicos que ali exercem.

 

 

 

 

Visita de Luís Pisco e Carlos Carreiras à Unidade de Medicina do Viajante de Cascais
Voltar
RSE - Area Cidadão