Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo
ACES Arco Ribeirinho recebe Programa de Intercâmbio de Profissionais de Saúde da Europa – HOPE EXCHANGE PROGRAMME
O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Arco Ribeirinho foi palco de uma visita técnica por parte de profissionais de saúde oriundos de diferentes países.
Esta visita ocorreu no âmbito do 40º Programa de Intercâmbio HOPE 2023, no dia 10 de maio. A iniciativa, promovida em Portugal pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH), em parceria com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), trouxe à reflexão o tema “Clima e ambiente: Desafios para hospitais e serviços de saúde”.
Na visita feita ao Lavradio (concelho de Barreiro), os participantes, de nacionalidade austríaca, britânica, italiana e letã, tiveram oportunidade de perceber como se organizam os cuidados primários em Portugal e conhecer o trabalho desenvolvido especificamente no ACES Arco Ribeirinho em termos ambientais, bem como os projetos de Saúde Pública que estão em marcha na área da sustentabilidade.
As apresentações ficaram a cargo do diretor executivo, Miguel Lemos, da presidente do Conselho Clínico e de Saúde, Alda Gisela, e da interna de Saúde Pública (SP), Sónia Fernandes. A oradora de SP realçou o interesse gerado por algumas atividades apresentadas, como “o facto de ser a nossa SP a fazer a colheita de vetores [exemplo: mosquitos e carraças] e não um centro específico, como acontece nos países dos participantes” e também o “projeto de medição de consumos de luz e água dos serviços, que servirá, posteriormente, para implementar na comunidade”.
Também presente no evento, a Coordenadora Nacional do Programa de Intercâmbio HOPE, Sofia Oliveira, fez questão de destacar os motivos que levaram a organização a escolher, pela segunda vez, o ACES Arco Ribeirinho como testemunho dos cuidados de saúde primários. “Percebemos, na primeira visita, que estão muito bem organizados e estruturados e têm uma relação muito próxima com a comunidade e isso é fundamental partilhar com estes profissionais”, explicou a responsável.
Miguel Lemos disse estar “orgulhoso por poder aceder ao convite da HOPE e participar, pontualmente, no processo formativo de profissionais e mostrar-lhes o bom que o ACES Arco Ribeirinho faz e aquilo que representa no Serviço Nacional de Saúde”.
