Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo
ACES Arco Ribeirinho promove investigação em saúde
O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Arco Ribeirinho está apostado em promover investigação em saúde.
Para o efeito, foi criado o Núcleo de Investigação Clínica Arco Ribeirinho (NICAR). O NICAR, que surgiu em 2022, ambiciona ser reconhecido como grupo de referência no desenvolvimento da investigação em saúde através da motivação dos seus profissionais, da melhoria da formação e articulação com entidades relevantes na área.
Por entre as atividades desenvolvidas, destaca-se a primeira edição do Prémio NICAR 2023, que vai distinguir o melhor trabalho científico feito por profissionais do Agrupamento (nos últimos três anos). As candidaturas poderão ser entregues até ao dia 15 de Maio e os resultados serão divulgados em agosto.
A coordenadora do NICAR, Raquel Santos, apela à participação e desmistifica: “Não é preciso fazer coisas de génio para fazer investigação. Algo que acontece numa consulta pode ser o início de uma investigação”. A responsável evidencia ainda que “qualquer profissional se pode candidatar, desde que [pelo menos um dos elementos] pertença ao ACES Arco Ribeirinho e o seu estudo obedeça aos critérios definidos para investigação”.
Ao vencedor será atribuída uma certificação, um prémio que a organização acredita ser relevante do ponto de vista curricular ou de progressão de carreira.
Mais informação em: NICAR (webnode.pt)
Equipa multidisciplinar do NICAR
Ana Cristina Esteves – Médica – Medicina Geral e Familiar
Anabela Lopes – Técnica Superior de Educação – Nutrição
Angélica Ferreira – Médica – Medicina Geral e Familiar
Lília Almeida – Enfermeira de Saúde Comunitária
Maria Adélia Dinis – Assistente Técnica
Maria Margarida Ferreira – Enfermeira de Saúde Comunitária
Raquel Santos – Técnica Superior de Diagnóstico e Terapêutica – Saúde Ambiental
Teófila Matos – Médica – Medicina Geral e Familiar
