Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo
ACES Arco Ribeirinho inaugura Polo de Saúde Pública no Montijo
A Unidade de Saúde Pública Arnaldo Sampaio (USPAS) – Polo do Montijo, do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Arco Ribeirinho, foi inaugurada, oficialmente, a 22 de maio.
Localizado no centro da cidade – Páteo de Água, número 349 – o equipamento permite uma maior acessibilidade e proximidade dos serviços de Saúde Pública à população do Montijo, estimada em mais de 55 mil pessoas.
O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, fez notar que o serviço vem “abrir mais portas do SNS às pessoas” e, por isso, se reveste de “um grande significado”. O autarca referiu que a distância às respostas de Saúde Pública “teve consequências, sobretudo para as populações mais desfavorecidas”, e que, atualmente, estão reunidas condições para garantir aos munícipes “os seus direitos humanos, a proximidade e a confiança”.
O diretor executivo do ACES Arco Ribeirinho, Miguel Lemos, evidenciou o papel da Saúde Pública na “melhoria das condições de saúde das pessoas” e o seu importante contributo na “prevenção da doença”.
Marcaram presença na cerimónia o responsável máximo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco e o coordenador regional da saúde pública, António Carlos.
O polo de Saúde Pública do Montijo tem como responsável a médica especialista de Saúde Pública Iliete Ramos e conta com uma equipa que inclui enfermeiros especialistas nas áreas de enfermagem comunitária, médicos e médicos internos de Saúde Pública, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica da área de Saúde Ambiental e assistentes técnicos.
A USPAS desenvolve um conjunto de atividades no domínio da Saúde Pública, tais como a vigilância epidemiológica, a gestão e execução de programas de intervenção no âmbito da prevenção da doença, a promoção e proteção da saúde e integra ainda o exercício do poder de autoridade de saúde, no cumprimento da obrigação do Estado de intervir na defesa da saúde pública.
