Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

COVID-19
covid-19

Saiba mais sobre Centros de Vacinação, Centros de Teste, Voluntariado, entre outros

9ª Edição do Rock in Rio Lisboa: Quase 12.000 pessoas sensibilizadas pela DICAD

As equipas da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD) da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) contactaram mais de 11.800 no primeiro fim-de-semana da 9ª edição do Rock in Rio Lisboa. O balanço é francamente positivo, estimando-se que o próximo fim-de-semana (25 e 26 de junho) possa ser tanto ou mais animado, mais ainda com o dia 26 esgotado.

A 18 e 19 de junho, mais de 4 mil pessoas estiveram no standLet’s Talk” da DICAD/ARSLVT, o que se traduziu noutras tantas conversas, 260 testes de alcoolemia e 94 testes de monóxido de carbono. Fruto de uma parceria entre a DICAD/ARSLVT, a Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE) e o Rock in Rio Lisboa, equipas de voluntários da DICAD/ARSLVT no recinto contactaram cerca de 7.400 pessoas e colocaram aproximadamente 2.100 pulseiras “18+”, apelando ao consumo responsável de álcool, no âmbito do programa “Beba com Cabeça” da ANEBE. Em simultâneo, as equipas da DICAD abordaram cerca de 330 colaboradores de espaços de restauração, sensibilizando para a venda responsável de bebidas alcoólicas, garantindo que não há disponibilização de álcool a menores de 18 anos, direta ou indireta.

Sem dúvida que a preocupação mais premente dos frequentadores do recinto e da equipa está relacionada com o consumo de álcool, procurando os primeiros perceber o impacto do que já tinham consumido até à realização do teste, e tentando os segundos fazer a sensibilização para o risco de conduzir com álcool no sangue.

Recorde-se que o espaço “Let’s Talk” disponibiliza testes de alcoolémia, testes de monóxido de carbono (para avaliar o impacto do consumo de tabaco), preservativos, chupa-chupas e outros materiais que, tal como as intervenções anteriores, visem a redução de riscos e a minimização de danos.

Técnicos da DICAD sensibilizam operadores e funcionários de bares e restaurantes, reforçando esses contactos com a distribuição de crachás alusivos à não disponibilização de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.

Concomitantemente, espalhados por todo o recinto, cerca de 70 voluntários da DICAD e formados pela DICAD sensibilizam para o não consumo de álcool por jovens com idade inferior a 18 anos e distribuem as pulseiras da “Ação 18 +” a quem já atingiu a maioridade e possa não aparentar.

Convidamos a comunicação social acreditada no Rock in Rio Lisboa a visitar o stand da DICAD (no caminho entre a Entrada Principal e a Área VIP).

 

 

 

Voltar
RSE - Area Cidadão