Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo
1ª Edição do ELO – Encontro Loures e Odivelas em Saúde
O Campus Tecnológico e Nuclear do Instituto Superior Técnico, em Loures foi o palco escolhido para a 1ª edição do ELO – “Encontro Loures e Odivelas em Saúde”, promovida pelos profissionais do Agrupamento Centros de Saúde Loures Odivelas que se realizou nos dias 22 e 23 de setembro.
A sessão de abertura do Elo contou com a participação da Vice-Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Laura Silveira, de Hugo Martins, Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, de Ricardo Leão, Presidente da Câmara Municipal de Loures e do Diretor Clínico do Hospital Beatriz Ângelo (HBA), Carlos Pereira.
Na sua intervenção, Laura Silveira começou por agradecer o convite e felicitou todos os profissionais por esta iniciativa, focada na entreajuda, partilha de conhecimentos e experiências entre os profissionais de saúde, com vista a prestar mais e melhores cuidados de saúde à população.
Laura Silveira evidenciou a excelente parceria que tem sido levada a cabo entre a ARSLVT e os municípios de Loures e Odivelas, seja naquilo que foi a resposta à crise pandémica, seja na estreita colaboração e envolvimento na requalificação e construção de novos centros de saúde, “tão importantes e imprescindíveis para a captação de equipas de profissionais mais motivados para a prestação de cuidados de saúde com qualidade e conforto, quer para os utentes, quer para os profissionais”.
A Vice-Presidente da ARSLVT aproveitou a ocasião para realçar o excelente trabalho de articulação e integração de cuidados que o ACES Loures Odivelas e o HBA têm vindo a desenvolver em prol de um melhor acesso dos utentes aos cuidados de saúde, tendo reforçado a “necessidade de realizar mais protocolos de integração e referenciação para, assim, melhorar aquilo que é o acesso dos utentes a consultas de especialidade do HBA”.
Outro projeto muito importante que o ACES Loures Odivelas tem prende-se com a integração das comunidades migrantes. A este propósito Laura Silveira agradeceu o excelente trabalho que os profissionais do ACES têm desenvolvido, seja no apoio ao Centro de Acolhimento, seja na ajuda generalizada a todas as populações de migrantes e refugiados que têm sido bem acolhidos no nosso país, sendo um exemplo daquilo que Portugal deve e pode fazer.
Dirigindo-se a todos os profissionais, Laura Silveira, terminou a sua intervenção referindo que: “Espero que este momento de reflexão, muito importante, vos permita aprender uns com os outros, trocar experiências e essencialmente vos traga novos desafios, novas abordagens, que possibilitem encontrar novas formas de organização dos cuidados, sempre com a visão de proporcionar os melhores cuidados de saúde aos nossos utentes”.
