Mensagem da Coordenação - Marcação de Cursos Curriculares

03 junho 2015 1 690 400
03 Junho 2015

ASSUNTO: CURSOS DE ÉTICA E QUALIDADE FEITOS MUITO PRÓXIMO DA SUA REALIZAÇÃO

Estimados Orientadores


Estimados Internos

Como é do vosso conhecimento o número de internos na ARSLVT é bastante maior do que a existente há uns anos. Nos últimos dois anos aumentámos as capacidades formativas. Em 2014 aumentámos 30% e em 2015 aumentaram-se as capacidades formativas em 60%.
Temos vários grupos de internos em formação sujeitos a Programas de internato distintos.
O programa de formação do Internato foi alterado em Fevereiro com novos e exigentes desafios relativamente ao exame final.
A Coordenação do Internato e as Direções de Internato não são feitas em dedicação exclusiva à função, a sua estrutura organizativa não é a de uma escola médica e só muito recentemente estabilizámos as direções de internato por ACES, os secretariados estão em sítios diferentes e com novas pessoas.
O programa do Internato é o único que inclui uma componente de cursos sendo que estes são ou obrigatórios ou opcionais de acordo com o plano de formação da respetiva coordenação do internato para o grupo de internos em formação. Os cursos são grátis para os internos.
A organização de cursos representa para o Internato/coordenação/ARSLVT uma sobrecarga enorme de trabalho e de custos. Quanto mais internos, mais difícil se torna a sua realização já que há necessidade de desmultiplicar várias vezes cada curso. Os formadores são quase todos eles clínicos ou com outras responsabilidades e tem frequentemente dificuldade em fazer 5,6,7 ou 8 vezes o mesmo curso, num só ano. Coadunar disponibilidades de vários preletores, nestas circunstâncias, é extraordinariamente difícil cabendo aos coordenadores, de cada curso, um trabalho imenso na sua organização.
Os 2 cursos “ÉTICA” e “GARANTIA DA QUALIDADE” só foram possíveis de organizar muito próximo das datas da sua realização. Para a Coordenação do Internato, secretariados, direções não é nada fácil executar atividades com este curto espaço de tempo. A diplomacia e os processos negociais não são fáceis. Admitimos que as convocações feitas na véspera da ocorrência dos cursos sejam consideradas inconvenientes e que desta circunstância decorram algumas dificuldades. Ninguém gosta de alterar planos pessoais e das equipas. Cada interno juntamente com o seu orientador deve decidir nesta circunstância o que fazer. Nós decidimos que seria melhor proporcionar estes cursos mesmo nestas circunstâncias pois consideramos que os benefícios da sua execução para o coletivo são superiores a incómodos particulares.
Pensamos que poderemos entrar em 2016 em velocidade de cruzeiro ou seja ter o planeamento de todos os cursos feito logo em Janeiro/fevereiro de 2016. Até agora não o conseguimos fazer mas esse é o nosso compromisso para 2016.
Explico várias vezes que o carácter e os comportamentos de cada um se tornam visíveis em situações de stress e de conflito. Nenhum ser humano gosta no entanto de se expor ou de viver estas situações. As situações de stress e de conflito não são no entanto más em si mas a forma com as resolvemos e como nelas nos comportamos essas sim podem ser más ou boas. Estas situações expõem-nos. Saibamos vivê-las com profissionalismo.
A todos peço desculpa pelos diferentes incómodos causados.
O curso de ÉTICA destina-se aos internos do 3º ano.
Para os internos do 4º ano esse curso será opcional. Estamos a tentar organizar uma formação suplementar para Outubro/Novembro de 2015 mas não podemos neste momento assegurar que isso vá acontecer.

Saudações cordiais de mais e melhor mgf

Isabel Santos