“Eat Mediterranean“ participa nas comemorações do Dia Mundial da Criança

Eea grants 2015 1 690 400
03 Junho 2016

Eat Mediterranean associou-se às Comemorações do Dia Mundial da Criança, no dia 1 de Junho, numa iniciativa organizada pelo Município de Santarém e que decorreu no Jardim da Liberdade, em Santarém, em parceria com o CED Francisco Margiochi, Quinta do Arrife, da Casa Pia de Lisboa, a Escola BoralaZumbar e as Associações de Pais da Escola dos Leões, da Mem Ramires e da Escola Secundária Dr Ginestal Machado.

O objetivo do atelier foi a divulgação da Dieta Mediterrânica como estilo de vida equilibrado que inclui alimentos, receitas, métodos de confeção, convívios, tradições, produtos locais, sazonalidade, atividade física e descanso.

As crianças foram convidadas a visitar a Quinta do Tó e da Nini (as mascotes do Eat Mediterranean concebidas por uma aluna da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado). Na Quinta, foi explicada a importância dos alimentos de origem vegetal, frescos, da época e de produção local e mostradas algumas sementes, plantas jovens (em diversos estados de desenvolvimento) e os produtos hortofrutícolas colhidos na Quinta do Tó e da Nini.

As crianças foram desafiadas a identificar algumas plantas jovens e os seus frutos.

O Tó e a Ni

A "Quinta" do Tó e da Ni

As crianças na "Quinta"

Os produthos da "Quinta"

As Nutricionistas do Eat Mediterranean

 

O CED Francisco Margiochi, Quinta do Arrife, dinamizou um teatro onde as cozinheiras “Beringela” e “Algodão Doce” falaram sobre alimentação. Beringela queria confecionar uma sopa, enquanto Algodão Doce preferia confecionar um bolo. Depois de muita discussão e conversa à volta da pirâmide alimentar, na qual participaram as crianças, “Algodão Doce” resolve colaborar na confeção de uma sopa!

Sopa feita, foi hora de juntar a atividade física à alimentação saudável…bem ao estilo da Dieta Mediterrânica! Assim, todas as crianças, vestidas de alimentos, foram convidadas a formar a pirâmide alimentar correta, ao som de música e de uma coregrafia divertida!

As cozinheiras "Beringela" e "Algodão Doce"

As crianças e a Pirâmide Alimentar

 

No final, convidaram-se as crianças para participarem num momento de zumba, dinamizado pela escola BoralaZumbar!

Foi um dia em grande!! Obrigada a todas as entidades parceiras e a todos os participantes!


 

Pode também aceder à WebPage dedicada ao Projeto na Homepage da ARSLVT, em EEA Grants


 

 

Participe!

EAT MEDITERRANEAN e Viva Mais a Dieta Mediterrânica!