“Eat Mediterranean” participa na I Feria del Español

Eea grants financiado pela 1 690 400
18 Abril 2016

Eat Mediterranean associou-se às iniciativas do atual ano letivo, na Escola EB 2,3/S José Relvas, em Alpiarça, no âmbito da comemoração do Dia do Espanhol, em 12 de abril.

As 11 turmas que têm a disciplina de Espanhol organizaram uma Feira - I Feria del Español - na qual cada turma representou 2 países que têm por língua oficial o Espanhol e competiram entre elas para eleger a melhor barraquinha.

Este evento teve como finalidade promover a aprendizagem do Espanhol e dar a conhecer as culturas dos países de língua espanhola, envolvendo, entre outras atividades, uma exposição alusiva à cultura, gastronomia e música hispânicas. A iniciativa contou com a participação dos alunos de Espanhol e das suas famílias, tendo sido convidadas todas as escolas do Distrito de Santarém.

O Projeto participou no evento com uma banca alusiva à Dieta Mediterrânica, onde se expuseram alimentos representativos desta Dieta.

Três nutricionistas interagiram com a comunidade educativa (alunos, docentes e não docentes), numa conversa breve e bem-disposta, onde convidavam os visitantes a partilhar os seus hábitos alimentares e aconselhavam à introdução de melhorias tendo por base princípios da Dieta Mediterrânica. Foi feita a promoção do consumo das 5 porções diárias de hortofrutícolas, dos produtos locais e da época, da redução do consumo de sal, de açúcares adicionados e das gorduras trans.

Da esquerda para a direita: Catarina Oliveira (nutricionista do Projeto),Isabel Silva (Diretora do Agrupamento de Escolas de José Relvas), Sara Pinhão e Cláudia Ribeiro (nutricionistas do Projeto)

 

A Equipa dinamizou uma versão adaptada do jogo "O Telefone Avariado", em que os alunos, divididos em equipas, tinham como desafio transmitir uma frase, em língua espanhola, sobre a Dieta Mediterrânica.

As frases utilizadas resumiam os 10 Princípios da Dieta Mediterrânica. Vamos recordar esses princípios?

10 Princípios da Dieta Mediterrânica

1 - Frugalidade e cozinha simples que preserva os nutrientes (sopas, caldeiras, ensopados, jardineiras)

2 - Elevado consumo de produtos vegetais, nomeadamente de hortofrutícolas, pão caseiro, cereais pouco refinados, leguminosas secas e frescas e frutos secos

3 - Escolha de ingredientes locais, frescos e da época

4 - Consumo frequente de peixe, moderado de ovos e baixo de carnes vermelhas 

5 - Consumo moderado de lacticínios com baixo teor de gordura

6 - Utilização de ervas aromáticas em detrimento do sal 

7 - Consumo de azeite como gordura de eleição

8 - Água como principal bebida ao longo do dia 

9 - Convivialidade à volta da mesa

10 - Estilo de vida ativo e prática regular de atividade física

 

A equipa que apresentou a frase mais aproximada à original foi a vencedora, tendo sido galardoada com um troféu da Dieta Mediterrânica!

Continuam as ações sobre sopa e dieta mediterrânica, nas quais é realçada a importância do consumo da sopa de legumes como presença obrigatória, na mesa de todos, como primeiro prato nas duas refeições principais!

Nas ações sobre sopa para os alunos do 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário, para além do conteúdo teórico sobre a importância nutricional da sopa e de um dia alimentar saudável, é dada a oportunidade aos alunos de confecionarem uma sopa, o que tem tido uma enorme aceitação por alunos e professores! 

Conheça 10 boas razões para comer Sopa

(Adaptado de: www.alimentacaosaudavel.dgs.pt)

1 - Excelente fonte de vitaminas e minerais

2 - Rica em antioxidantes

3 - Fonte de fibra

4 - Contribui para uma adequada hidratação

5 - Fácil preparação e conservação

6 - Económica

7 - Fácil digestão

8 - Regula o apetite e promove a saciedade

9 - Versátil e flexível

10 - Alimento completo

 

As ações sobre pequeno-almoço continuam para os mais pequeninos, do pré-escolar! Desta vez, o Tó e a Nini, os irmãozinhos da história “Os Mediterrânicos e o Sr. Pequeno-Almoço”, deram “corpo” às personagens do livro e resolveram estar presentes nas ações, para grande alegria das crianças!

Pode também aceder à WebPage dedicada ao Projeto na Homepage da ARSLVT, em EEA Grants .

Participe!

EAT MEDITERRANEAN e Viva Mais a Dieta Mediterrânica