“Eat Mediterranean“ inicia ações de educação alimentar sobre sopa

Eea grants financiado pela 1 690 400
08 Abril 2016

Começaram as ações sobre sopa e dieta mediterrânica para os alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário! Esta é a terceira ronda de ações sobre educação alimentar, depois do pequeno-almoço e dos lanches e snacks.

Com estas ações o Projeto pretende promover o consumo de sopa, reconhecendo a sua importância nutricional e os seus benefícios enquanto alimento versátil, económico e de fácil preparação, constituindo um componente privilegiado da Dieta Mediterrânica. A sopa deve ser presença obrigatória, na mesa de todos, nas duas refeições principais!

Aborda-se, ainda, a importância de um dia alimentar saudável e de como conseguir planear e escolher todas as refeições diárias segundo o padrão da Dieta Mediterrânica, promovendo o consumo de hortofrutícolas (5 doses por dia) e de leguminosas e reduzindo o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas e gorduras trans, o consumo de sal e o consumo de açúcar adicionado.

O Projeto divulga, hoje, a história elaborada no âmbito das Ações de Educação Alimentar sobre o Pequeno-Almoço destinadas ao ensino pré-escolar, que tem servido para dinamizar estas ações. O texto é da autoria da Nutricionista Cláudia Pereira, com revisão do Professor Artur Dagge; as ilustrações são da autoria de uma aluna e o Design Gráfico da designer Raquel Diniz Ferreira.

Na história “Os Mediterrânicos e o Sr. Pequeno-Almoço”, dois irmãozinhos, o Tó e a Nini, que vivem numa cidade chamada Mediterrânica, viajam até à Terra dos Alimentos com o Sr. Pequeno-Almoço onde, com a ajuda do Sr. Lacticínios, do Sr. Cereais e a Dona Fruta aprendem o que é um pequeno-almoço saudável.

No âmbito destas ações sobre Pequeno-Almoço, o Projeto também elaborou uma música, que as crianças cantam no final das ações com grande alegria!

 

Pode também aceder à WebPage dedicada ao Projeto na Homepage da ARSLVT, em EEA Grants .

Participe!

EAT MEDITERRANEAN e Viva Mais a Dieta Mediterrânica!