“Eat Mediterranean“ inicia ações de educação sobre Dieta Mediterrânica e pequeno-almoço para pais, encarregados de educação, avós ou outros cuidadores das crianças

Eea grants financiado pela 1 690 400
29 Fevereiro 2016

O Projeto iniciou ações sobre dieta mediterrânica e pequeno-almoço para os pais, encarregados de educação, avós ou outros cuidadores das crianças do ensino pré-escolar e primeiro ciclo.

Nestas ações, é realçada a importância do pequeno-almoço como a primeira refeição do dia, após o jejum da noite, devendo ser tomado, desejavelmente, em casa, e sempre que possível, em família. É, ainda, salientada a importância de um pequeno-almoço completo, variado e equilibrado, com inclusão de uma combinação de alimentos dos três seguintes grupos: hortofrutícolas, cereais e derivados não açucarados e lacticínios, sem esquecer a água como bebida de eleição!

As ações relativas ao pequeno-almoço são trabalhadas pela equipa do Projeto com as crianças, em cada turma, em conjunto com os(as) Educadores(as) e com o apoio das assistentes operacionais do ensino pré-escolar. Têm como ponto de partida um conto infantil “Os Mediterrânicos e o Sr. Pequeno-Almoço”, elaborado pela equipa do Projeto e ilustrada pela aluna Rita Bispo, do Curso Profissional de Técnico de Multimédia, 10.º M, da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado – Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado. (O nosso agradecimento à Rita! As crianças gostaram imenso das lindíssimas ilustrações!)

Nesta história, os irmãozinhos, Tó e Nini, viajam até à Terra dos Alimentos com o Sr. Pequeno-Almoço e, com a ajuda do Sr. Laticínios, do Sr. Cereais e da Dona Fruta aprendem o que é um pequeno-almoço completo e saudável!  

As ações terminam com um momento de degustação (à hora do lanche da manhã) e, no final, com uma canção alusiva ao tema, criada pela Equipa do Projeto, e que muito agradaram às crianças!

Sugestão de pequeno-almoço:

 pão de mistura barrado com queijo creme + fruta da época + 1 pacote de leite simples (leite escolar)

Pode também aceder à WebPage dedicada ao Projeto na Homepage da ARSLVT, em EEA Grants .

Participe!

EAT MEDITERRANEAN e Viva Mais a Dieta Mediterrânica!