Venda Responsável de álcool e tabaco no Concelho de Sintra - Projeto de Apoio ao Comércio e Serviços

Projeto venda respons vel de  lcool e tabaco  sintra 2 1 690 400
17 Dezembro 2015

A Equipa de Prevenção do CRI de Lisboa Ocidental da DICAD está a desenvolver, no concelho de Sintra, um projeto de apoio à venda responsável de álcool e tabaco, especialmente vocacionado para os estabelecimentos que se situam junto das escolas do 3º ciclo e secundárias.

 

O objetivo é informar e sensibilizar os proprietários e colaboradores dos estabelecimentos comerciais sobre as vantagens e necessidade da venda responsável de álcool e tabaco, bem como sobre as recentes modificações da legislação. Pretende-se, desta forma, captar os comerciantes para se tornarem agentes comunitários de prevenção e promoção da saúde, em colaboração com outras instituições da comunidade.

 

Este projeto teve o seu início numa parceria entre o CRI de Lisboa Ocidental da DICAD e a ACAS – Associação Luso Cabo Verdeana de Sintra, instituições às quais se juntaram a Câmara Municipal de Sintra, a Associação Empresarial de Sintra, a PSP – Divisão Policial de Sintra e a GNR – Destacamento Territorial de Sintra, permitindo alargar a abrangência do projeto.

Na primeira etapa do Projeto “Venda Responsável de Álcool e Tabaco no concelho de Sintra” foram elaborados dois folhetos informativos que, na segunda etapa, estão a ser divulgados junto dos comerciantes, em ações de proximidade. Foram visitados cerca de 50 estabelecimentos, localizados perto de escolas, em Algueirão-Mem Martins, Rio de Mouro, Portela de Sintra e Terrugem. Na terceira etapa vai ser realizada uma ação de formação aos comerciantes, em Janeiro de 2016, na Associação Empresarial de Sintra, creditada por esta.

Folheto 1: Folheto__na_divers_o_e_no_risco_existem_limites

 

Folheto 2: Folheto_Ter_uma_atitude_pedag_gica