DICAD dinamiza projeto de investigação desenvolvido pelo Grupo Pompidou

Reuniao03 1 690 400
13 Novembro 2015

A Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD) da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) participou na realização de um encontro de investigação, no âmbito de um projeto de investigação “The response by addiction management and harm reduction services to violence experienced by women drug users: consultation of professionals”, desenvolvido pelo Grupo Pompidou (Groupe de Co-opération en matière de lutte contre l’abus et le trafic illicite de stupéfiants) do Concelho da Europa.

 

 

Este projecto, de abrangência europeia, pressupõe a realização de estratégias de investigação, designadamente a metodologia de focus group, em vários países, entre eles Portugal.   

 

O apoio da DICAD consubstanciou-se na participação no processo de selecção de stakeholders com o perfil pretendido para o Focus Grupo, designadamente de Técnicos de várias entidades, profissionais interventores no terreno na área do Tratamento e da Redução de Riscos e Minimização de Danos, e que fossem conhecedores da problemática de mulheres utilizadoras de substâncias psicoactivas e vítimas de violência.

 

Neste âmbito, acolhemos, no passado dia 22 de outubro, nas instalações da Sede da ARSLVT, a investigadora Thérèse Benoît (consultora de políticas em saúde, em Paris), que se deslocou a Portugal  para a realização do Focus Grupo.

 

Os primeiros resultados deste trabalho serão apresentados no âmbito do Seminário sobre “Women, drugs, and violence” que terá lugar em Roma nos dias 10 e 11 de dezembro, organizado pelo Secretariado do Grupo Pompidou e pelo Departamento de Políticas Anti-Drogas da Presidência do Conselho de Ministros Italiano. Posteriormente, até 31 de dezembro, será submetido ao Grupo Pompidou um Relatório que incluirá recomendações.