Em tempos de Pandemia a ARSLVT aposta na Formação à distância

Shutterstock 1185549511 1 690 400
16 Fevereiro 2021

Desde Setembro de 2020 que a Academia de Formação e Desenvolvimento da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), tem vindo a realizar formação à distância através das Plataformas Teams e Zoom.

A primeira formação refere-se ao retomar do “V Curso Intermédio de Cuidados Paliativos” que foi suspenso aquando do início da Pandemia Covid-19, em março de 2020. Esta formação foi promovida e organizada pela Coordenação Regional da Equipa de Cuidados Paliativos e pela Academia de Formação e Desenvolvimento (AFD). Contou com a participação de 29 formandos e retomada a 8 de outubro. Terminou no dia 3 de dezembro de 2020. Foram ministradas as sessões teóricas, assim como as avaliações, tendo concluído com sucesso os 29 profissionais de vários grupos profissionais das equipas multidisciplinares da ARSLVT.

A Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD) promoveu e organizou com o apoio logístico da AFD a formação em “Aprofundamento da Entrevista Motivacional”. Os destinatários foram assistentes sociais, enfermeiros, médicos e psicólogos. Concluíram com sucesso 19 profissionais.

Foram realizados três cursos de “Dor Crónica” em 20 e 21 de outubro, 10 e 11 de novembro e 2 e 3 de dezembro de 2020. Estes cursos foram organizados e promovidos pela AFD e tiveram como formador o médico Paulo Pina e a enfermeira Fátima Ferreira do Agrupamento Centros de Saúde (ACES) Loures-Odivelas. Os destinatários foram médicos e enfermeiros da ARSLVT. Concluíram com sucesso o Curso de Dor Crónica 94 profissionais.

No dia 3 de fevereiro de 2021 foi efetuado um Webinar “Registo Clinico de Violência de Adultos“ que contou com a participação de 51 profissionais das Equipas para a Prevenção da Violência em Adultos (EPVA) dos ACES e hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo.

O “Ciclo de Conferências Online de Tabagismo em Tempo de Pandemia” foi realizado nos dias 19 e 26 de janeiro e 2 de fevereiro de 2021. A organização esteve a cargo do Coordenador do programa para a cessação tabágica na região de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Rebelo e da AFD. Participaram neste ciclo de conferências 65 profissionais.

No dia 12 de fevereiro realizou-se o “1º Curso Online de Tuberculose em Cuidados de Saúde Primários” que contou com a participação de 71 profissionais da ARSLVT. Foi organizado pelo Núcleo de Doenças Respiratórias do Departamento Saúde Pública (DSP) da ARSLVT e pela AFD.