Prevenção de Comportamentos Aditivos em Meio Escolar - Formação em Equipas Técnicas de Saúde Escolar

Imagem form prev 1 690 400
18 Fevereiro 2015

No passado dia 24 de fevereiro de 2015, na sede da ARSLVT, deu-se início ao 3.º e último curso de Formação em “Prevenção de Comportamentos Aditivos e Dependências com Substâncias Psicoativas em Meio Escolar para Equipas Técnicas de Saúde Escolar dos ACES”. Trata-se de uma iniciativa entre a DICAD (Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências) e o DSP (Departamento de Saúde Pública) Saúde Escolar que procura concertar as intervenções preventivas, no âmbito dos comportamentos aditivos e dependências (CAD) com substância psicoativa, em parceria com as escolas, de forma a rentabilizar os recursos da área da saúde (DICAD e DSP/ACES/Saúde Escolar) e a diminuir o número de intervenções pontuais, não integradas em projetos estruturados de prevenção.

Já aconteceram outros 2 cursos, de 35 horas cada um, que envolveram 10 ACES da ARSLVT e 44 técnicos que trabalham no domínio da Saúde Escolar nos ACES e 18 técnicos das Equipas de Prevenção das UIL da DICAD . O 3.º curso prevê envolver mais 19 técnicos de Saúde Escolar de 5 ACES.

Pretendemos, assim, consolidar a formação dos profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de serviço social e psicólogos) das Equipas de Saúde Escolar dos ACES, no âmbito da prevenção dos comportamentos aditivos e dependências, reforçando os seus conhecimentos e competências técnicas, como parceiros-chave da DICAD, na elaboração e implementação de projetos integrados e continuados de prevenção, no âmbito dos CAD.