Espaço da DICAD recebe visita de Secretário de Estado

Rir ii 1 1 690 400
03 Julho 2018

E eis que no início do segundo fim-de-semana do Rock in Rio (RiR), o espaço da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (DICAD) recebeu a visita de Fernando Araújo. O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde salientou os números conquistados na primeira fase da iniciativa e, dando o exemplo, efetuou um teste de alcoolemia.

 


Com mais de 3.200 pessoas abordadas em dois dias, 316 testes de álcool, 57 testes de monóxido de carbono, 651 preservativos e 6.398 pulseiras distribuídos, e 305 vendedores de álcool contactados, a intervenção da DICAD foi um sucesso reconhecido por Fernando Araújo. Para o responsável, estes números mostram "uma participação muito ativa" por parte dos festivaleiros, o que vem demonstrar que em ambiente de festa também se pode promover a Saúde. E salientou a redução de riscos que os profissionais da DICAD conseguem com uma abordagem de proximidade e sem tabus.

 



Além de conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelos 50 profissionais de saúde afetos a esta iniciativa, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde também teve oportunidade de trocar ideias com três dos 78 voluntários da ação 18+.

 


Fernando Araújo referiu ainda que a intervenção junto dos bares tem impacto não só no recinto do RiR, mas também nos locais de trabalhos das pessoas sensibilizadas pela DICAD.

"O esforço na prevenção tem sempre um enorme retorno financeiro no futuro", mas o essencial é "um investimento nas pessoas e isso faz toda a diferença", defendeu o governante, que foi acompanhado nesta visita por Laura Silveira, Vice-presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).


Em dia de homenagem a Zé Pedro, guitarrista e fundador dos Xutos e Pontapés, o espaço da DICAD recebeu a SIC Radical e pessoas de todas as idades, famílias inteiras e grupos de amigos, curiosos relativamente aos resultados dos testes, procurando decidir se poderiam conduzir ou perceber o impacto da exposição ao fumo do tabaco.

A intervenção da DICAD resultou ainda na redução da incidência das intoxicações por consumo de álcool verificadas no posto de saúde do RiR. 

Consulte o Facebook da ARSLVT e fique a par das notícias da Comunicação Social sobre a nossa participação no RIR, bem como os posts sobre o evento.