DICAD da ARSLVT recebe ministras da Saúde e da Justiça do Canadá

Img 6000 trabalhada 1 690 400
28 Julho 2017

O trabalho desenvolvido pela Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD) da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) motivou ontem e hoje, dias 27 e 28 de julho, uma visita a Portugal da delegação governamental do Canadá, liderada pela ministra da Saúde, Jane Philpott, e pela ministra da Justiça e Procuradora Geral, Jody Wilson-Raybould.

A delegação deslocou-se a Portugal para conhecer o trabalho desenvolvido no domínio dos Comportamentos Aditivos e nas Dependências. No dia 28 de julho a delegação foi recebida na Unidade de Desabituação – Centro das Taipas, uma das oito Unidades de Intervenção Local da DICAD, por Sandra Simões, da coordenação da unidade, e restante equipa. A visita contou com a presença de Rui Vieira, do conselho diretivo da ARSLVT, Joaquim Fonseca, coordenador da DICAD, e Ângelo de Sousa, responsável pela área de intervenção em Tratamento da DICAD. Esteve também presente o embaixador do Canadá em Portugal, Jeffrey Marder.

A DICAD acolheu este pedido através da Divisão de Relações Internacionais do Serviço de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (SICAD). Nesta visita foi possível dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido na Unidade de Desabituação – Centro das Taipas, que celebra este ano uma história de 30 anos de intervenção (1987–2017).

No dia 27 de julho, os governantes tiveram oportunidade de visitar e conhecer o trabalho desenvolvido na rua por uma das Unidades Móveis do Programa de Substituição com Metadona em Baixo Limiar de Exigência dirigido a populações vulneráveis. Esta visita contou com a presença do embaixador do Canadá em Portugal, tendo sido acompanhada pelo coordenador da DICAD e por Marta Borges, responsável pela área de intervenção em Redução de Danos da DICAD. A visita foi coordenada pelo psiquiatra Rodrigo Coutinho e Elsa Belo, diretora técnica do programa, ambos da Associação Ares do Pinhal que implementa este projeto.