Ciclo de Tertúlias “3 meses...3 encontros”

Foto 1 690 400
22 Março 2017

Teve lugar no dia 7 de março de 2017 no auditório do Hospital Soerab, a primeira tertúlia de um Ciclo de Tertúlias planeado pela Equipa Técnica Especializada de Tratamento de Torres Vedras, do CRI – Centro de Respostas Integradas do Oeste, da DICAD – Divisão de Intervenção em Comportamentos Aditivos e nas Dependências, da ARSLVT.

Esta tertúlia debateu as comorbilidades na toxicodependência e apresentou ainda três temas:

1. “Heroína amor da minha vida”: apresentação realizada pela Dra. Luisa Ferreira, Técnica de Serviço Social da ET Torres Vedras, e pelo Enfermeiro Vitor Antunes, também da ET Torres Vedras; este tema foi moderado pelo Enfermeiro José Preguiça (ET de Torres Vedras);
  2. “Qual o verdadeiro efeito dos medicamentos para a memória?”: com apresentação realizada pelo Dr. Joaquim Ferreira, Neurologista do Centro Neurológico Sénior de Torres Vedras, o tema foi moderado pelo Dr. Juvenal Baltazar, Director Técnico da Fundação AFID;
  3. “Sono”: a finalizar, tivemos ainda a apresentação do Dr. Miguel Meira Cruz sobre o Sono, tema moderado por Elisabete Baltazar, Técnica Psicossocial da ET de Torres Vedras.

No próximo dia 4 de abril decorrerá a segunda Tertúlia, na qual se pretende abordar os seguintes temas:

1. “Álcool, Depressão ou Animação”: Os convidados são a Dra. Ana Croca e o Dr. Alfredo Frade, ambos Psiquiatras; também neste tema contaremos com a presença de Custódia Gallego, atriz; a moderar esta tertúlia estará a técnica Psicossocial Sónia Massano, da ET Torres Vedras;
  2. O painel jogo patológico contará com apresentações da Dra. Ivone Patrão e do Dr. João Reis, ambos do Hospital de Santa Maria, e a moderar esta apresentação estará a Dra. Paula Santos, Psicóloga da Unidade de Desabituação – Centro das Taipas;
  3. Contaremos ainda com a Dra. Paula Guerrinha, que nos falará de Arte Terapia, com a moderação de Vitor Antunes, da ET de Torres Vedras;
  4. A terminar a manhã , teremos o Dr. João Goulão, no Painel “A Política da Droga nos últimos 20 anos em Portugal”, com a moderação do Dr. Rui Negrão, Responsável da ET de Torres Vedras.

A terminar o nosso ciclo de tertúlias, no dia 2 de maio, teremos as apresentações de Rui Carvalho com o título A arte de viver feliz, de Pedro Ribeiro com o título Bioenergética, da Lilianne Viegas com o título Corpo em Psiquiatria, finalizando com Luís Patrício com o titulo Da coca à cocaína, riscos, percursos e sequelas, com a moderação a realizar pela Paula Andrade, e a Luísa Ferreira ambas da ET Torres Vedras.

Este Ciclo de Tertúlias tem como objetivo refletir e partilhar experiências com vários colegas da área clínica e social, potenciando uma melhor articulação e referenciação na sua prática laboral.

Ainda estão abertas inscrições para quem tiver interesse em assistir nos dias 4 de Abril e 2 de Maio.

Contamos consigo!