Encontro sobre Boas Práticas na Intervenção Preventiva nos comportamentos aditivos e dependências em Meio Escolar – Equipas de Saúde Escolar e Equipas de Prevenção da DICAD

Dsc 0203 1 690 400
24 Fevereiro 2017

A DICAD – Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, através da sua coordenação da área da Prevenção, e o DSP – Departamento de Saúde Pública, através do Grupo Regional de Saúde Escolar, promoveram um Encontro de trabalho sobre Projetos de Intervenção Preventiva em Comportamentos Aditivos e Dependências em Meio Escolar (PIP-CAD), que teve lugar no passado dia 9 de fevereiro, no Auditório do Centro de Histocompatibilidade do Hospital de Pulido Valente do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN).

Esta reunião teve como objetivo a partilha de experiências conjuntas de implementação de projetos de prevenção de comportamentos aditivos e de dependências (CAD), designadamente do consumo de substâncias psicoativas lícitas e/ou ilícitas.

Assim, foram apresentados vários projetos integrados e continuados de prevenção, implementados em contexto escolar, no âmbito dos CAD. Partilharam-se conhecimentos e métodos de intervenção preventiva, baseados nos pressupostos teóricos multicomponentes em contexto educativos (componente informativa, componente de desenvolvimento de competências sócio emocionais, componente de medidas reguladoras/ambientais).

Foi uma oportunidade para se refletir sobre exemplos de boas práticas na intervenção em meio escolar, e para se promover o aumento de conhecimentos através da partilha de experiências e da disseminação de metodologias.