Webinar | Comportamentos Aditivos e Dependências em minorias étnicas, migrantes e refugiados - que respostas? Parte I - Necessidades e respostas em CAD, a partir do terreno

07 Junho 2021
Dicad webinar mai2021 parte1 1 690 400

A Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD) convida-o a participar no webinar "Comportamentos Aditivos e Dependências em minorias étnicas, migrantes e refugiados. Que respostas?", que se realizará nos próximos dias 7 e 14 de Junho, das 10H00 às 12H30, na plataforma Teams.

 

Nos últimos anos tem crescido a preocupação com as necessidades e os cuidados de saúde prestados às minorias étnicas, migrantes e refugiados (MEM). Há uma evidência crescente que este grupo tem mais dificuldade em aceder a cuidados de saúde, recebe cuidados de saúde que são potencialmente menos eficazes, e tende a abandonar mais precocemente os tratamentos, com efeito cumulativo negativo sobre os seus indicadores de saúde, mas também sobre os seus indicadores sociais.

O impacto do percurso migratório na saúde reflete‑se nas principais patologias onde se incluem os CAD, incluindo o período pós‑migratório inicial e intermédio, onde fatores potencialmente modificáveis (sociais, culturais e clínicos) podem ser alvo de intervenções válidas e adaptadas, com mobilização de equipas e instituições culturalmente sensíveis.

A realização destes webinar pretende lançar um diálogo intra e interinstitucional sobre as práticas em curso, desafios e respostas que poderão melhorar a deteção, acompanhamento e tratamento deste grupo, no que diz respeito aos CAD.

 

Consulte o programa completo dos webinar. A participação é gratuita com inscrição obrigatória.

 

Para mais informações contacte-nos através do email dicad@arslvt.min-saude.pt