HFF | Webinar | Mutilação Genital Feminina em Portugal

24 Maio 2021
Mgf  image noticia site hff v01 1 690 400

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) promove no próximo dia 24 de maio, das 13h30 às 17h00, um Webinar contra a Mutilação Genital Feminina (MGF), subordinado ao tema “Mutilação Genital Feminina: uma Realidade”.

A sessão de abertura desta importante conferência digital de sensibilização e partilha de conhecimentos sobre esta realidade, que está também presente em Portugal, irá contar com a participação da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, e do Delegado de Saúde da Administração Regional de Saúde da região de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Carlos Silva. A conversa sobre este atentado contra os direitos humanos será enriquecida com o contributo de vários especialistas e profissionais de saúde envolvidos no combate à perpetuação desta prática no nosso país, destacando-se também a presença da Presidente da Comissão para a Cidadania e de Igualdade de Género, Sandra Ribeiro.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a MGF consiste em todas as intervenções que envolvem a remoção parcial ou total dos órgãos genitais femininos externos ou que provoquem lesões nos órgãos genitais femininos por razões não médicas. Mais de 200 milhões de meninas em todo o mundo, com idades entre a primeira infância e os 15 anos, foram vítimas de práticas clandestinas de MGF.

Em Portugal, estima-se existirem mais de 6500 mulheres que foram sujeitas a esta prática. O Serviço de Urgência Obstétrica e Ginecológica do HFF é o território onde são detetados e sinalizados, em articulação com os ACES dos concelhos da Amadora e Sintra, a esmagadora maioria dos casos da prática de MGF.

O HFF integra, desde 2018, o Projeto ‘Práticas Saudáveis – Fim à Mutilação Genital Feminina’, que resulta de um protocolo de cooperação entre a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e a ARSLVT.

O grupo responsável pela identificação de casos de MGF do HFF, que organiza este webinar dirigido a profissionais de saúde, atua sobretudo na capacitação dos profissionais de saúde da instituição, através de formações especializadas, para identificar e sinalizar casos, devido à dificuldade de diagnóstico.

 

A participação neste Webinar é gratuita mas está sujeita a inscrição obrigatória, para o email: mutgenfem@hff.min-saude.pt