Formação "Segurança no Circuito do Medicamento"

18 Novembro 2020 a 25 Novembro 2020
Capturar 1 690 400

Divulgamos o evento do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central

 

O Gabinete de Segurança do Doente (GSD), do CHULC promove o Curso de Segurança no Circuito do Medicamento destinado a todos os profissionais e cidadãos, no âmbito da Segurança do Doente e da Campanha “Além Muros”. Esta formação decorrerá em videoconferência utilizando a Plataforma Microsoft Teams e constituído por vários módulos, estando os dois primeiros já disponíveis para inscrição:

Módulo I – Os bastidores da Farmácia – 18 de novembro

Módulo II – Dispensa de medicamentos em proximidade – 25 de novembro

A Organização Mundial de Saúde lançou em 2017 o 3.º Desafio Global de Segurança do Doente Uso seguro de medicamentos – Medicação sem dano, cujo objetivo principal é reduzir globalmente em 50% os danos graves e evitáveis relacionados com medicamentos, nos próximos 5 anos.

A Direção Geral da Saúde, alinhada com a OMS e outras organizações internacionais dedicadas à segurança do doente, recomenda que os profissionais de saúde com intervenção no circuito do medicamento conheçam os riscos associados à utilização destes medicamentos. Recomendam igualmente que ao nível das instituições de saúde sejam desenvolvidas estratégias que promovam o aumento da segurança na utilização do medicamento, por profissionais e doentes/cuidadores, de forma a minimizar a ocorrência de erros e eventos adversos.

Para mais informações consulte o poster

Contamos consigo!