ACES Cascais assinala Convenção da Organização Mundial de Saúde para Controlo do Tabaco

27 Fevereiro 2020
Fumo 1 690 400

A Convenção-Quadro da Organização Mundial da Saúde para o Controlo do Tabaco foi o primeiro tratado vinculativo da OMS, no âmbito da saúde pública. Resulta de uma proposta apresentada durante a 52.ª Assembleia Mundial de Saúde e entrou em vigor a 27.02.2005.

Portugal Ratificou esta Convenção a 08.11.2005 (Decreto nº 25-A/2005, de 8 de novembro).

A Equipa da Consulta Intensiva de Cessação Tabágica da USF Artemisa (ACES Cascais), comemora esta efeméride ao inaugurar o Ciclo de Conferências, "Não Há Fumo SEM Risco”, dedicado a esta temática.

A primeira palestra, “Novos desafios… Novos indicadores”, da responsabilidade de Sara Madeira, destina-se a Medicos e Enfermeiros e tem como objetivo abordar os novos indicadores a contratualizar pelas USF e UCSP em 2020, no âmbito do Programa Nacional de Prevenção e Controlo do Tabagismo.

A iniciativa, tem como objetivo sensibilizar os profissionais de saúde para a temática, relembrando a cada um a importância da sua intervenção na prevenção e controlo do consumo dos produtos do tabaco, assim como a relevância do registo dessas mesmas intervenções.

A ocasião conta ainda com a apresentação do Flyer de divulgação da Consulta Intensiva de Cessação Tabágica do Polo da Parede.

Fumar é a principal causa de morte evitável. É responsável por cerca de 12 000 óbitos anuais em Portugal.

Participe!

INSCRIÇÕES GRATUITAS para: cessacao.tabagica.parede@arslvt.min-saude.pt