Melanoma: o que mudou no tratamento?

28 Fevereiro 2020
Banner gen mica e melanoma 1158x512 1 690 400

A investigação em medicina genómica aplicada ao melanoma mudou o tratamento dos doentes. Susana Puig, conhecida dermatologista e investigadora espanhola, é a convidada do IPO Lisboa para conferência e evento formativo que terá lugar dia 28 de fevereiro, entre as 10h30 e as 16h30, no anfiteatro do Instituto. Inscrição obrigatória.

O próximo «Encontros de Investigação» está marcado para o dia 28 de fevereiro, às 10h30, no anfiteatro do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa). 

A convidada deste mês é Susana Puig, chefe de serviço da Unidade de Melanoma do Hospital Clinic e investigadora no Instituto de Investigação Biomédica August Pi Suñer, da Universidade de Barcelona, em Espanha.

Referência mundial no diagnóstico do melanoma e dos tumores da pele, a médica tem-se dedicado à genética e imunologia aplicadas à dermatologia e vem ao IPO Lisboa dar uma conferência sobre o papel da genómica médica na área do melanoma.

Cecília Moura, diretora do Serviço de Dermatologia e coordenadora da Consulta de Risco Familiar de Melanoma do IPO Lisboa, destaca a importância do debate destas temáticas, referindo que «investigação em medicina genómica aplicada ao melanoma provocou uma importante revolução no tratamento dos doentes com doença avançada e aumentou consideravelmente as opções terapêuticas e a sua sobrevida. No dia 28, no IPO, vamos abordar os principais avanços na investigação germinal e somática do melanoma e mostrar casos clínicos de particular complexidade terapêutica».

Neste encontro de carater formativo, além de Cecília Moura, participam outros profissionais de saúde do IPO, nomeadamente das aéreas da dermatologia, oncologia, anatomia patológica, enfermagem, investigação e cancro hereditário.

A conferência, organizada pelo Centro de Investigação do IPO Lisboa, destina-se a profissionais das especialidades de Dermatologia, Anatomia Patológica, Cirurgia, Oncologia Médica e investigadores que tenham especial interesse pela área do melanoma. Enfermeiros e outros profissionais de saúde ligados ao tratamento de doentes com melanoma também podem inscrever-se nesta formação. 

A participação neste encontro carece de inscrição obrigatória no website do IPO Lisboa. A inscrição é gratuita para profissionais do Instituto e para médicos internos. Para outros profissionais externos tem o valor de 15€.

Programa_Genomica_e_Melanoma

http://www.ipolisboa.min-saude.pt/noticias/a-genomica-revolucionou-o-tratamento-dos-doentes-com-melanoma/