Conferência sobre “Cuidados de Saúde Complexos: simplificar com segurança"

24 Maio 2019
Crescer 1 690 400

No próximo dia 24 de maio a conferência sobre “Cuidados de Saúde Complexos: simplificar com segurança” irá ter lugar na Sala de Conferências Dra. Lídia Gama do Hospital Dona Estefânia.

Esta conferência, promovida pelo Gabinete de Segurança do Doente através da Área de Gestão da Formação, integrada no Ciclo de Conferências da Campanha “Crescer em Segurança do Doente”, tem como principal finalidade a partilha de experiências e refletir sobre a melhores práticas e estratégias para a segurança do doente, com doença complexa.

Sabemos que, o “Cuidar” pode assumir muitas formas. São milhares as pessoas que cuidam de pessoas e apoiam diariamente, crianças, jovens mães, familiares e amigos idosos, doentes. Estas pessoas dão resposta às necessidades dos seus familiares e amigos com doenças crónicas ou condições que os impedem de lidar com atividades diárias como tomar banho, gerir medicamentos ou alimentar-se. Ficam felizes e sentem-se recompensados por poder ajudar, mas estas necessidades transformam-se muitas vezes em exigências de prestação de cuidados, muitas vezes, diferenciados. O cuidador informal assume assim um papel preponderante na promoção da segurança do doente.

Não são ainda conhecidos os dados para Portugal, mas sabemos que nos EUA 44 milhões de americanos fornecem anualmente 37 biliões de horas de assistência "informal", não remunerada.

Um dos pontos fulcrais neste processo é o desenvolvimento de estratégias que garantam o envolvimento do doente e/ou cuidadores, disponibilizando informação, formação e o acompanhamento adequado, de forma a aumentar a segurança dos cuidados de saúde. Qual será perspectiva do cidadão nesta matéria? Esta é uma das questões que se pretende dar ênfase nesta conferência através da participação de dois testemunhos reais e salientar o papel do cuidador informal para “Crescer mais em segurança do Doente”.

 Conferencia_Maio-final

Conferencias_SD_2019

 

No âmbito deste tema partilhamos:

Vídeo (ver ao minuto 14) a Partilha de experiência do Grupo de Apoio aos Cuidadores Informais do Doente Hemato-Oncológico 

https://www.rtp.pt/play/p5092/e377201/praca-da-alegria/706433

Reportagem RTP_Programa Cuidar dos Cuidadores

https://www.youtube.com/watch?v=ebhsFBM2eOA

Ser cuidador informal em Portugal: que direitos?

https://www.e-konomista.pt/artigo/cuidador-informal/

Demolidor de Mitos: vida independente - European Network on Independent LivingD

http://vidaindependente.org/wp-content/uploads/2017/07/Demolidor_mitos_PT.pdf