Loures | Nova unidade Catujal-Unhos e Balcões SNS 24 reforçam Saúde no concelho

Foto20220509141427415 1 690 400
11 Maio 2022

O final da primeira semana de maio foi preenchido para a Saúde no concelho de Loures: no dia 6 foi assinado o protocolo que permitirá a abertura faseada de 21 Balcões SNS 24. A 7 de maio, foi lançada a primeira pedra das novas instalações da Unidade de Saúde do Catujal-Unhos. A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) foi representada por Luís Pisco e Nuno Venade, membros do Conselho Diretivo.

A cerimónia de lançamento da primeira pedra do novo edifício da unidade de saúde Catujal-Unhos decorreu em ambiente de regozijo e na presença de habitantes daquelas localidades. No terreno junto ao Parque Verde do Planalto do Catujal vai “nascer” a unidade de saúde que substituirá a atual, a funcionar no edifício da Junta de Freguesia de Unhos. As novas instalações têm capacidade para 14 mil utentes e a obra, orçada em mais de 3,3 milhões de euros, tem um prazo de execução previsto de 465 dias.

 


Presente na cerimónia, Luís Pisco enalteceu a colaboração entre o município e a ARSLVT e recordou que “as pessoas merecem locais de prestação de cuidados de saúde com qualidade, segurança e conforto”.

Por sua vez, Ricardo Leão, Presidente da Câmara Municipal de Loures, afirmou que “hoje é um dia particularmente feliz para o nosso concelho”, realçando que o seu executivo está empenhado em “devolver a dignidade aos serviços públicos de saúde”, em benefício dos seus utentes e também dos trabalhadores.

Na véspera foi assinado o protocolo de colaboração entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), a Câmara Municipal de Loures (CML) e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) para a abertura gradual de 21 Balcões SNS 24 no concelho. Esta iniciativa permite que, desde 6 de maio, os munícipes de Loures possam recorrer a estes balcões – que terão abertura faseada – para marcar consultas e teleconsultas, renovar receitas, consultar exames e guias de tratamento, entre outros serviços.

 

 

Ainda de acordo com a informação divulgada pela Câmara Municipal de Loures, a cerimónia que decorreu no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures, com a presença de António Lacerda Sales, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, assinala “o arranque gradual da rede de 21 Balcões SNS 24 instalados no Espaço Cidadão de Loures, Sacavém e Moscavide, bem como nas juntas e uniões de freguesias do concelho”.

Mais: Estamos a falar da “rede de Balcões SNS 24 do concelho de Loures – atualmente a mais extensa a nível da Área Metropolitana de Lisboa e da ARSLVT, e a segunda mais extensa do País”.

Recorde-se que o acordo de parceria foi assinado por Luís Pisco, Presidente do Conselho Diretivo da ARSLVT, Ricardo Leão, Presidente da CML, Luís Goes Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração dos SPMS e pelos presidentes das juntas de freguesia aderentes.

*Fotos: Câmara Municipal de Loures