ARSLVT comemora Semana do Controlo de Infeção e Dia Mundial da Higiene das Mãos

Capturar 1 690 400
02 Maio 2022


A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) associa-se à Organização Mundial da Saúde (OMS) na celebração da Semana das Precauções Básicas de Controlo de Infeção (PBCI) – que se assinalada de 2 a 6 de maio – e do Dia Mundial da Higiene das Mãos, a 5 de maio de 2022. Sob o lema “Juntos pela Segurança – Higienize as suas mãos”, promove-se a mensagem de que todos – profissionais de saúde e utentes – somos importantes para criar ambientes de saúde seguros.

Serão vários os contributos que vão ser dados a conhecer ao longo desta semana. Quer seja com uma perspetiva mais institucional, quer seja com uma perspetiva mais individual/equipas, a campanha da OMS adaptada para a ARSLVT vai “dar cartas” na página de Facebook da instituição até 6 de maio. Objetivo: sensibilizar população e profissionais para a importância de manter as mãos limpas.

 



De acordo com a OMS, “todos podemos contribuir para o clima ou cultura de segurança e qualidade de uma instituição através da higiene das nossas mãos”. Isto aplica-se quer a profissionais de saúde, quer a utentes das unidades de saúde – que assim são eleitos como atores-chave para promover a ideia que de quer mãos limpas salvam vidas. Por outras palavras, “uma forte cultura de qualidade e segurança incentivará as pessoas a higienizar as mãos nos momentos certos e com os produtos certos”.

“Quando o clima ou cultura de qualidade e segurança de uma unidade de saúde valoriza a higiene das mãos e a prevenção e controlo de infeções e resistências aos antimicrobianos, isto contribui para que, tanto os doentes, como os profissionais de saúde se sintam protegidos e cuidados”, refere a campanha deste ano da OMS.

A Semana das Precauções Básicas de Controlo de Infeção foi ainda celebrada na USF Marcos do ACES Sintra, veja o registo abaixo:

 

Importa mencionar que, no âmbito da Região de Lisboa e Vale do Tejo, a divulgação da campanha da OMS tem estado a cargo da liderança regional do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA).

 

Acompanhe esta campanha na nossa página do Facebook