ACES Estuário do Tejo participa em Seminário de Prevenção de Abuso Sexual

Img 3726 1 690 400
23 Novembro 2021

No passado dia 18 de novembro - dia Europeu da Proteção de Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual, o Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo (ACES ET) integrou a comissão organizadora do Seminário “Prevenção Abuso Sexual – Tornar o Círculo verdadeiramente seguro para as Crianças” promovido pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Franca de Xira (VFX).

 

O evento decorreu no Ateneu Artístico Vilafranquense e contou com a presença de Sofia Theriaga, diretora executiva deste ACES, Manuela Ralha, Vereadora da Câmara Municipal (CM) de VFX e Maria José Castello-Branco, Comissária Portuguesa Comité Lanzarote do Conselho Europa. O painel de oradores contou com contributos da Polícia Judiciária, APAV e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A sessão de encerramento contou ainda com Fernando Paulo Ferreira, Presidente da CMVFX e Nélia Alexandre, da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens.

O seminário constitui-se um momento de reflexão e partilha com foco no desenvolvimento de competências e aperfeiçoamento de estratégias, pensando em novas abordagens a este flagelo da nossa sociedade. Tornar o círculo de confiança verdadeiramente seguro para as crianças pretendeu o envolvimento de todos os presentes, com o objetivo de maximizar promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens de forma transversal à sociedade.