CHBM assinala Dia Mundial da Fisioterapia com três vídeos

Chbm 1 690 400
08 Setembro 2021

A COVID-19 é uma doença nova. Atualmente, sabe-se que alguns doentes que sofreram desta doença podem manifestar sintomas respiratórios e motores persistentes (cansaço, alterações da função pulmonar, fraqueza muscular, limitação da mobilidade, entre outros), mesmo após a resolução da infeção. Estes podem ocorrer mesmo em casos que apresentaram um quadro mais leve da infeção, em que não houve necessidade de internamento hospitalar.

A infeção provocada pelo novo coronavírus pode afetar vários órgãos do nosso corpo, mas sabe-se que os pulmões são os mais frequentemente afetados e as sequelas podem durar meses se não forem tratados adequadamente.

O Dia Mundial da Fisioterapia assinala-se a 8 de setembro e o foco das comemorações deste ano é COVID Longa e reabilitação e o papel dos fisioterapeutas no tratamento e gestão de pessoas afetadas por esta condição.

A fisioterapia pós-COVID-19 desempenha um papel fundamental, contribuindo para atenuar os sintomas ocasionados por esta doença, de forma a evitar complicações respiratórias (cardiorrespiratórias) e motoras. O fisioterapeuta intervém com o objetivo de restituir a máxima capacidade funcional e função respiratória.

A fisioterapia respiratória permite o treino e ensino de estratégias de controlo respiratório, para ativar corretamente os músculos respiratórios, principalmente o diafragma. Este treino vai promover também a otimização da função respiratória, aumentando a quantidade de oxigénio que é utilizada pelo nosso corpo, melhorando assim a capacidade pulmonar e a diminuição da sensação de fadiga, durante a realização das atividades normais do dia a dia.

Associando-se às comemorações desta efeméride os fisioterapeutas do Serviço de Medicina e Reabilitação, do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, elaboraram três vídeos que demonstram alguns exercícios que poderá realizar em casa para uma melhor e mais rápida recuperação.

Veja os vídeos no portal do Centro Hospitalar Barreiro Montijo.