CHBM LANÇA CONCURSO PÚBLICO PARA SUBSTITUIÇÃO DO SEGUNDO ACELERADOR LINEAR

Chbm 1 690 400
06 Agosto 2021

Divulgamos abaixo o comunicado do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM):

 

CHBM LANÇA CONCURSO PÚBLICO PARA SUBSTITUIÇÃO DO SEGUNDO ACELERADOR LINEAR

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) continua a apostar na modernização e inovação tecnológica, lançando hoje um concurso público internacional para substituição do segundo acelerador linear existente no Serviço de Radioterapia há mais de 10 anos. Esta aquisição insere-se no Programa de Substituição de Equipamentos Médicos Pesados e Modernização e Inovação Tecnológica nos Estabelecimentos Hospitalares do SNS, previsto no artigo 274º da Lei do Orçamento de Estado para o ano 2021.

Com um investimento de mais de 2,1 milhões de euros, este novo equipamento substituirá o acelerador linear instalado em 2010 no Serviço de Radioterapia, permitindo evoluir na qualidade e precisão dos tratamentos realizados aos utentes seguidos no CHBM.

Recorde-se que, ao abrigo do Programa Operacional Lisboa2020, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo já substituiu o primeiro acelerador linear existente no Serviço de Radioterapia, encontrando-se neste momento a aguardar a licença de utilização a atribuir pela Agencia Portuguesa do Ambiente, necessária para iniciar atividade.

O Serviço de Radioterapia do CHBM iniciou a sua atividade em maio de 2005 e foi o primeiro serviço público a dispor desta terapêutica a sul do rio Tejo. Certificado pela norma ISO 9001:2015 desde 2009, o Serviço de Radioterapia realizou 19.308 tratamentos, sem interrupção de atividade, durante o ano de 2020.