Sessão online regional | Ação de Formação no Programa "Eu e os Outros"

Transferir 1 690 400
22 Julho 2021

No passado dia 30 de junho 2021, a Área da Prevenção da DICAD (Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências) realizou a sessão de fecho de uma Ação de Formação no Programa "Eu e os Outros", pela primeira vez realizada à distância e a nível regional.

O formato online permitiu que as Formadoras fossem Técnicas da Equipa de Coordenação da DICAD (Prevenção), das Equipas de Prevenção do Centro de Respostas Integradas (CRI) do Ribatejo, do CRI da Península de Setúbal e da Equipa de Prevenção de Lisboa (Unidade de Alcoologia de Lisboa e Unidade de Desabituação – Centro das Taipas), com a colaboração, no acompanhamento do módulo prático, das Equipas de Prevenção do CRI de Lisboa Ocidental e do CRI de Lisboa Oriental.

 

Participaram 36 formandos (professores, educadores sociais, psicólogos, técnicos psicossociais e assistentes sociais) de 14 entidades diferentes, 11 agrupamentos de escolas e 3 instituições comunitárias.

Foram abrangidos os concelhos de  Amadora, Lisboa, Moita, Setúbal, Sintra e Torres Novas.

Dada a agudização da pandemia ocorrida no decurso da formação, 15 formandos tiveram de adiar para setembro a parte prática da formação, enquanto 21 conseguiram terminá-la.

Foram abrangidos com a ação cerca de 150 crianças e adolescentes. 

Desta forma, a Área da Prevenção da DICAD mantém a continuidade das intervenções preventivas, potenciando as possibilidades do online que, neste caso, permitiram uma formação com uma maior abrangência do que é habitual e extremamente colaborativa.

Sendo uma adaptação aos tempos atuais, ao mesmo tempo mostrou-nos como modalidades deste tipo podem dar maior alcance às ações preventivas.

O Programa Eu e os Outros é um programa de desenvolvimento de competências pessoais e sociais. O SICAD – Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências é a entidade promotora e a DICAD (neste caso da ARSLVT, IP) é a entidade organizadora e executora. Destina-se a crianças e jovens entre os 10 e os 18 anos.

Num contexto de jogo, um grupo de personagens vai ser conduzido pelos jogadores na resolução de problemas do dia-a-dia, mediante um conjunto de decisões partilhadas, refletindo sobre vários temas ligados à adolescência e trabalhando  as seguintes competências: tomadas de decisão pessoais e sociais, assertividade, competências de comunicação, gestão de conflitos e gestão de emoções. 

 

Mais informações sobre a atividade da Área da Prevenção da DICAD podem ser encontradas no site da ARSLVT, IP..