Hospital Garcia de Orta com dois novos Centros de Responsabilidade Integrada

Cri hgo 1 690 400
08 Julho 2021

Damos a conhecer o comunicado emitido pelo Hospital Garcia de Orta:

O Serviço de Medicina Nuclear e o Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Garcia de Orta (HGO) constituíram-se no passado dia 1 de julho, como Centros de Responsabilidade Integrada (CRI), permitindo aumentar a sua capacidade de resposta, através da realização de um maior número de atos clínicos, bem como da diferenciação de procedimentos clínicos no SNS.

«O acesso aos cuidados de saúde e a centralidade no utente têm sido desde sempre prioridades para o HGO. É por isso com grande satisfação que constituímos os Centros de Responsabilidade Integrada de Otorrinolaringologia e de Medicina Nuclear, pois estamos certos de que vão contribuir para alcançar estes objetivos”, afirma Luís Amaro, presidente do Conselho de Administração do HGO.

A constituição do CRI, em termos de instrumento de inovação na gestão, «enquadra-se numa estratégia de melhoria do acesso que tem vindo a ser prosseguida desde 2019, na área acesso à primeira consulta, mas também na área cirúrgica, dos Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica e cuidados de Saúde Mental», sublinha Sofia Ferreira, Vogal do Conselho de Administração e responsável pela área do Acesso.

A constituição dos dois novos CRI juntam-se ao CRI de Dermatologia e ao de CRI de Oftalmologia elevando para quatro, o número de Centros de Responsabilidade Integrada do HGO.

CRI de Medicina Nuclear (MN)

Composto por uma equipa multidisciplinar de 35 profissionais (8 médicos, 11 TSDT, 4 enfermeiros, 4 técnicos superiores, 5 assistentes operacionais e 3 assistentes técnicos).
Ao longo dos próximos três anos, o CRI de MN pretende implementar novas terapêuticas, entre as quais para o tratamento de tumores neuroendócrinos gastro-entero-pancreáticos, bem como novos exames maioritariamente de PET/CT.
Na área da Neurologia Nuclear, será implementado o apoio de diagnóstico às Perturbações Cognitivas / Demências.