ARSLVT e DGS divulgam Planos de contingência Saúde Sazonal – Módulo Verão 2021

Capturar2 1 690 400
15 Junho 2021

Com o Verão prestes a chegar recorda-se o Plano de Contingência Saúde Sazonal - Modulo Verão 2021, documento enquadrador da Direção-Geral da Saúde que reforça a necessidade de todos os serviços e estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) implementarem Planos de Contingência específicos de nível local e regional. O documento também apresenta um referencial de medidas a implementar pelos parceiros do setor da Saúde, de forma a acautelar a prontidão dos serviços de saúde e garantir a resposta ao aumento da procura ou a uma procura diferente da esperada. Do ponto de vista do cidadão, o plano disponibiliza recomendações conducentes a uma melhor proteção individual e maior literacia em Saúde.

Consulte o documento da DGS aqui - https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/plano-de-contingencia-saude-sazonal-modulo-verao-2021-referenciais-pdf.aspx

Em complementaridade, e seguindo o princípio de que as administrações regionais de saúde e as instituições do SNS devem organizar-se, em cada momento, antecipando as necessidades de resposta face à procura com o objetivo de minimizar os efeitos do calor intenso na saúde e nos serviços, divulgamos o Plano de Contingência Saúde Sazonal - Módulo Verão 2021 e COVID-19, elaborado pelo Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

Consulte o documento do Departamento de Saúde Pública da ARSLVT.

Recordamos que os módulos de Verão estão em vigor em Portugal Continental até 30 de setembro e, eventualmente, noutros períodos temporais, em função das condições meteorológicas.