Mais de 500 doentes assistidos no domicílio pelo Centro Hospitalar do Oeste

Logotipo uhd choeste 1 690 400
11 Junho 2021

Duvulgamos o comunicado do CHO:

Em dois anos de atividade, a Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Centro Hospitalar do Oeste prestou cuidados de saúde no domicílio a um total de 533 doentes, libertando 5.455 dias de internamento convencional no hospital. Foram realizadas 9.749 visitas, tendo sido percorridos 164 273 quilómetros pelos concelhos da área de influência do CHOeste.

Dos 533 doentes assistidos no domicílio, registou-se uma demora média de 10,5 dias no internamento. Atualmente são referenciados para a UHD doentes internados no CHOeste, ou provenientes do Serviço de Urgência e da Consulta Externa, assim como dos cuidados de saúde primários. De referir que a atividade assistencial da equipa da Unidade de Torres Vedras esteve suspensa durante três meses no início de 2021, devido à necessidade de mobilização de recursos humanos para o internamento Covid-19.

Recorde-se que a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar do Oeste, devido às suas especificidades geográficas, tem em funcionamento duas equipas, uma na Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha e outra na Unidade Hospitalar de Torres Vedras. As equipas, constituídas por médicos, enfermeiros, uma assistente técnica, uma gestora, uma assistente social, uma farmacêutica, e uma nutricionista, têm a seu cargo uma lotação de 5 camas cada, traduzindo-se numa lotação total de 10 camas, que funcionam 24h por dia, 7 dias por semana.

Tendo em conta o universo de doentes que usufruíram do apoio das equipas de Hospitalização Domiciliária do CHOeste, 99% classificaram como «muito satisfeitos», enquanto que 1% classificou como «satisfeito».

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste enaltece uma vez mais o profissionalismo, o empenho e a dedicação das equipas da Unidade de Hospitalização Domiciliária do CHOeste. Após dois anos de atividade, o reconhecimento e o grau de satisfação por parte dos utentes e familiares são demonstrativos da relevância deste projeto na prestação de cuidados de saúde de proximidade aos Utentes da região Oeste.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.