Dia Mundial Sem Tabaco: Centro de Saúde de Almeirim "100% Livre de Fumo"

Almeirim 1 1 690 400
04 Junho 2021

O Dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala a 31 de maio, foi comemorado de forma muito especial no Centro de Saúde de Almeirim: aquela unidade de saúde tornou-se numa das primeiras em Portugal livres do fumo do tabaco. A iniciativa contou com a presença de Carlos Ferreira, Diretor Executivo do ACES Lezíria, Pedro Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Almeirim, João Ferreira, Coordenador da Unidade de Saúde Familiar (USF) Cortes D’Almeirim, Hélia Castro, Responsável pela Consulta de Apoio Intensivo à Cessação Tabágica, e respetiva equipa.  

Este foi um dia histórico para o nosso Centro de Saúde que se tornou um dos primeiros, em Portugal, livres do fumo do tabaco, dando cumprimento ao Despacho n.º 7432/2018, que tinha como objetivo tornar todas as Instituições do Serviço Nacional de Saúde livres do fumo do tabaco até 2020. 

 



Foram colocadas placas nas duas entradas da sede do Centro de Saúde e em todas as suas Extensões, com a seguinte informação: “Está a entrar numa instituição 100% livre do fumo do tabaco. É proibido fumar em todo o perímetro deste edifício”.

Para cumprir a Lei das Beatas (Lei n.º 88/2019), também foram colocados cinzeiros, junto das placas, de modo que se possa apagar e deixar o cigarro antes de entrar, sem o deitar para o chão, ato que constitui uma contraordenação, punível com coima entre 25 a 250 Euros.

Esta iniciativa prende-se com a importância de proteger os profissionais e a população dos efeitos deletérios da exposição ao fumo do tabaco e pretende chamar a atenção para um problema cuja prevenção constitui uma das principais medidas de saúde pública para reduzir uma vasta gama de doenças, principalmente do foro respiratório, cardiovascular e oncológico e a mortalidade que delas advém.

A concretização deste projeto só foi possível com a ajuda exemplar da Câmara Municipal de Almeirim que respondeu com a maior prontidão e eficiência e para quem vai o nosso grande reconhecimento.