Lançamento do projeto «Reviver» na Unidade de Peniche Centro Hospitalar do Oeste

Projetoreviver 1 690 400
02 Junho 2021

Na passada segunda-feira, 31 de maio, foi oficialmente lançado o projeto «Reviver», idealizado pela equipa de Serviço Social da Unidade de Peniche do Centro Hospitalar do Oeste, que visa melhorar o estado de espírito dos utentes internados, diminuir as rotinas sedentárias, promover dinâmicas que estimulem, ativem e motivem os utentes internados, assim como promover a humanização dos cuidados nesta Unidade Hospitalar.

Devido à situação pandémica que vivemos, algumas restrições como a ausência de visitas, a ausência do acompanhamento e apoio do voluntariado, o protelamento da alta social, entre outras, acentuou o sedentarismo e monotonia dos utentes no CHOeste no período de internamento. Com o intuito de colmatar algumas destas preocupações, surgiu o projeto «Reviver».

Este projeto consiste na realização de um conjunto de atividades práticas com os utentes internados por parte do grupo de voluntários, tais como conversas e elaboração das biografias de cada utente participante, leitura de livros e revistas, e a elaboração de um jornal de parede. Participam ativamente neste projeto um total de quatro voluntários, que receberam formação em infeção hospitalar e em comunicação, que contam com o apoio da equipa de saúde hospitalar. O projeto funciona numa sala externa à enfermaria de internamento, e terá frequência diária nos dias úteis.

O Centro Hospitalar do Oeste pretende com a implementação deste novo projeto continuar a promover a humanização dos cuidados hospitalares aos utentes da região Oeste, e alcançar resultados positivos que motivem e estimulem, didaticamente, os utentes internados.
O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.