ARSLVT assinala Dia Mundial da Criança

Abrir 1 690 400
01 Junho 2021

A Unidade de Saúde Familiar Descobertas foi o palco escolhido para assinalar o Dia Mundial da Criança. Passados 71 anos desde a criação da celebração do Dia Mundial da Criança, Luís Pisco, Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) lembrou para a importância de estarmoa atentos e vigilantes aos direitos das crianças e promovermos o seu bem-estar e saúde.

Luís Pisco aproveitou a ocasião para felicitar todos os profissionais de saúde pela evolução muito positiva nos indicadores de saúde da Mulher e da Criança, dando como exemplos a esperança de vida à nascença, o aleitamento materno e a vacinação.

Apesar do muito que Portugal já conquistou, há ainda algumas áreas às quais devemos dar uma atenção especial, como sejam a pobreza infantil; o combate à violência/proteção da criança e a saúde mental. Segundo a OMS, Portugal é o 2º país da Europa com maior prevalência de doenças do foro mental nos mais novos: 1 em cada 5 crianças. Isto é algo que a pandemia agravou com os vários confinamentos (ansiedade, cansaço psicológico, isolamento, depressão, anorexia). Há que garantir o devido diagnóstico e acompanhamento destas crianças, bem como apoiar os pais na adoção de uma parentalidade positiva. Enquanto responsável máximo da ARSLVT tudo farei para desenvolver os esforços necessários para reduzir as desigualdades e fomentar o desenvolvimento infantil das nossas crianças, concluiu Luís Pisco.

A cerimónia terminou com a distribuição do conto "Sol e o centro de saúde - uma viagem pelos teus direitos".

Participaram na cerimónia Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde, Rafic Nordin, Diretor Executivo do ACES Lisboa Ocidental e Oeiras, José Gomes, Coordenador da USF Descobertas, Dulce Rocha, Presidente do Instituto de Apoio à Criança e Bárbara Menezes, Coordenadora do Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil.