CH Barreiro-Montijo: Inauguração das obras de René Bertholo

Dscn0638 1 690 400
14 Julho 2020

 

Damos conta don mais recente comunicado do Centro Hospitalar Barreiro-Montijo (CHBM): 

 

O Hospital de Nossa Senhora do Rosário - Barreiro dispõe de um alargado património cultural nas suas instalações, do qual fazem parte um conjunto de 6 esculturas de René Bertholo, gentilmente recuperadas com o apoio de vários mecenas. Estas esculturas foram inauguradas, de forma simbólica, estando agora visíveis para que possam ser apreciadas pelos profissionais, utentes e comunidade em geral.

As coloridas esculturas de cimento foram instaladas em 1983 em quatro pátios interiores, espaços fechados, mas ao ar livre, razão pela qual apresentavam intenso desgaste, fraturas e perda de cor, necessitando de recuperação. Com o gentil apoio do jornalista e crítico de arte português Alexandre Pomar, da Fundação Carmona e Costa, da Fundação Oriente, da Galeria Ratton e da Liga de Amigos do Hospital Distrital do Barreiro foi possível realizar a intervenção para conservação deste património cultural. Também o Centro Hospitalar contribuiu para o restauro de uma escultura.

René Bértholo foi um artista plástico português, com uma longa e multifacetada carreira centrada sobretudo na pintura e na escultura. Estas esculturas, que são particularmente relevantes no seu itinerário criativo, têm um carácter lúdico, surgindo como imagens populares e fragmentos de ficções. Entre o reconhecimento fácil das figuras e personagens e a incerteza quanto à identificação das cenas, o artista deixou, para o lugar do espectador, o desafio da interpretação e da criação de hipóteses de histórias, ou a observação curiosa.

Além das obras de René Bertholo, no Hospital de Nossa Senhora do Rosário existe ainda uma escultura de Artur Rosa no exterior da Instituição, uma pintura de Carlos Calvet na entrada principal e um vitral de Sá Nogueira na Capela. O Centro Hospitalar continuará a procurar mecenas para colaborarem na recuperação do restante património existente na Instituição.