Centro Hospitalar do Oeste cria teleconsultas de Ortopedia e de Medicina Física e Reabilitação

Oeste 1 690 400
17 Junho 2020

O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) anunciou esta semana a sua aposta nas teleconsultas de Ortopedia e de Medicina Física e Reabilitação. Eis o comunicado:

Os Serviços de Ortopedia e de Medicina Física e Reabilitação (MFR) do Centro Hospitalar do Oeste, passaram a disponibilizar aos Utentes a possibilidade da realização de teleconsultas. Esta nova modalidade permite que as consultas possam ser realizadas remotamente, com recurso às tecnologias da informação e da comunicação. De uma forma mais próxima, mais cómoda e mais fácil, o utente pode ser observado por um médico através de computador, smartphone ou tablet, evitando a deslocação ao Hospital.

Tirando partido da generalização das plataformas tecnológicas tornou-se possível realizar nas consultas de Ortopedia e de MFR do Centro Hospitalar do Oeste, em situações selecionadas, as teleconsultas. A observação do doente à distância permite o despiste de algumas situações, e de algumas patologias com o pedido de exames complementares de diagnóstico, que venham a ser necessários para uma futura consulta presencial de seguimento.

No inicio de junho, realizou-se pela primeira vez uma teleconsulta de Ortopedia. Neste caso, existiu uma parceria com o Centro de Saúde de Mafra (ACES Oeste Sul), onde estava presencialmente um médico de Medicina Geral e Familiar com um doente, tendo sido realizada uma teleconsulta em tempo real com um médico Ortopedista do CHOeste. As Consultas Externas de Ortopedia funcionam nas unidades hospitalares de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, tendo sido observados no ano anterior 11.802 utentes, num total de 19.625 consultas médicas.

A teleconsulta de Ortopedia Infantil teve o seu início, simbolicamente no dia 1 de junho - Dia Mundial da Criança, e é realizada por um Ortopedista diretamente com o utente sem a intermediação do médico de família. Para que seja possível a sua realização, os pais/tutores deverão ter acesso a um computador com câmara e som, smartphone ou tablet com ligação à internet. De recordar que a consulta de Ortopedia Infantil funciona nas unidades de Caldas da Rainha e de Torres Vedras, e trata atualmente de doenças congénitas (pé boto, displasia da anca, por exemplo), alterações do desenvolvimento (joelhos, pés planos, etc.), e alterações adquiridas pós infeção, pós traumatismo. As patologias são múltiplas, atingindo desde o recém-nascido ao adolescente. Em 2019 foram observados 572 utentes, num total de 963 consultas.

O Serviço de Medicina Física e Reabilitação iniciou de igual modo a atividade de teleconsulta, com recurso à utilização de comunicações interativas, com a presença do utente junto do seu médico de família (neste caso em parceria com o ACES Oeste Norte). Em 11 de maio iniciaram-se, na Unidade de Torres Vedras, os teletratamentos na área da Terapia da Fala. E em 1 de junho iniciaram-se, na Unidade de Caldas da Rainha, os teletratamentos na área de Fisioterapia, em algumas patologias crónicas, nomeadamente, escolioses na idade pediátrica. Projeta-se, logo que possível, tornar estas práticas extensivas aos doentes das três Unidades. Neste Serviço, em 2019, foram observados 3.630 utentes, num total de 7.600 consultas externas presenciais, realizadas nas três unidades do CHOeste.

Para o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste, a implementação das teleconsultas nas situações em que estas são clinicamente viáveis, vem trazer vantagens claras para profissionais e utentes, nomeadamente na agilização de procedimentos, na redução das deslocações ao hospital nesta fase da pandemia e na redução das listas de espera, que aumentaram nos últimos meses com a suspensão da atividade assistencial em 16 de março. Acima de tudo, o recurso às teleconsultas vem reforçar a capacidade de prestação de cuidados de saúde, garantindo qualidade nas consultas de acompanhamento e seguimento aos utentes da região Oeste.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.